×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Em Campos, menos de 30% do público alvo tomou a vacina da gripe

Saúde faz chamamento para vacinação. De 180 mil pessoas aptas a receber a vacina ,até o momento, só foram aplicadas 50 mil doses do imunizante

Campos
Por Redação
27 de julho de 2024 - 10h19
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça a necessidade de prevenção contra a Influenza (gripe), por meio da vacinação, especialmente durante este período de elevada incidência da doença. O assessor técnico de Imunizações, Leonardo Cordeiro, destaca que a patologia pode ser fatal, principalmente para os grupos mais vulneráveis, como gestantes, idosos, crianças e pessoas com comorbidades.

Segundo Leonardo, o município tem um público-alvo de 180 mil pessoas aptas a receber a vacina da gripe, no entanto, até o momento, só foram aplicadas 50 mil doses do imunizante. “O vírus da gripe pode ser agressivo e levar a complicações graves, inclusive óbito. A cobertura vacinal está baixa e há doses disponíveis nos postos de saúde do município, inclusive, com horários estendidos. O apelo é para que a população se vacine, aproveitando a disponibilidade de doses em estoque, principalmente durante o inverno, quando a circulação do vírus costuma aumentar”, orientou.

A imunização está disponível para crianças a partir de seis meses de idade e não há limite de idade. “É recomendado que os pais tragam seus filhos para atualizar o cartão de vacinação e também se vacinem. Profissionais de saúde também estão sendo incentivados a oferecer a vacina aos pais quando levarem os filhos para se vacinar, visando aumentar a cobertura vacinal e reduzir a circulação do vírus na cidade”, finalizou o assessor técnico.

No ato da vacinação é necessário apresentar documento com foto, CPF e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes. Idosos, gestantes e puérperas devem levar o cartão de vacina Covid-19 juntamente com documentos pessoais, caso recebam o imunizante simultaneamente com a gripe. Para os imunocomprometidos é obrigatório o laudo médico.