Por Raquel Araújo
Para muitas pessoas, o empreendedorismo representa autonomia profissional. Para Jessika Viana Barros, é bem mais que isso. É uma oportunidade de se reencontrar. Quem a vê comandando com tanto carinho a loja Jessika Produtos Naturais (www.jessikaprodutosnaturais.com.br), talvez, nem imagine os desafios que enfrentou para chegar até aqui: Jessika precisou lidar com a morte do pai e, pouco tempo depois, com o adoecimento da mãe por consequência de um AVC. “Eu tinha acabado de conseguir um novo emprego e me vi numa situação na qual precisava escolher: ou trabalhava ou cuidava da minha mãe. Eu era a única filha que morava por perto. Me mudei para a casa dela, dava banho, trocava fralda, ela ficou muito acamada. Cuidei da minha mãe por um ano até ela falecer”, lembra.
Foram momentos delicados, ela confessa. Com um filho pequeno e sem emprego, Jessika ficou sem chão. “Mas Deus coloca as pessoas certas no nosso caminho”. E como uma resposta para suas preces, no mesmo ano em que sua mãe faleceu, após ter tentado trabalhar com roupas junto de seu marido, Nelilton da Silva Barros, surgiu a oportunidade de empreender e investir em produtos naturais.
O começo da jornada empreendedora
Se o empreendedorismo já havia passado pela cabeça de Jessika? A resposta é não. Ela sempre trabalhou no comércio, mas, ter o seu próprio negócio, até então, nunca havia sido uma vontade. Até então.
Com o incentivo do marido, Nelilton e, posteriormente, sócio no negócio, aos 27 anos Jessika abraçou a possibilidade de empreender revendendo chás naturais. Mas, como se não bastassem todos os obstáculos que surgem no início de uma nova carreira, ela também precisou enfrentar uma pandemia mundial. “Eu tinha acabado de começar a empreender. Eu não tinha motoboy. Eu que ia pessoalmente fazer as entregas em bairros distantes, a pé, com o meu filho.”
Hoje, a sua empresa expandiu “graças à permissão de Deus e a ajuda de colaboradores, influências, parceiros, família, clientes e amigos.”, ressalta.
Com o público majoritariamente feminino e prestes a completar quatro anos no mercado, a Jessika Produtos Naturais já tem seus próprios funcionários e não se restringiu ao campo da revenda. Atualmente também conta com os seus próprios produtos. “Há um ano eu também tenho a minha própria marca, a New Start, com produtos emagrecedores. Como o nome sugere, ela representa um novo começo. Hoje, temos quatro produtos na linha. O mais recente é o Blocker Turbo, que ajuda com a gordura localizada e é diurético”, conta.
O novo começo para Jessika
A loja de Jessika aposta em saúde e autoestima. Isso porque, em sua vida, o empreendedorismo e o autocuidado andaram sempre lado a lado. E os produtos naturais tiveram uma participação importante na recuperação desse amor-próprio. “Eu fiquei um ano sem fazer nada que não fosse cuidar da minha mãe. Abri mão de mim e me dediquei somente a ela. Com tudo o que aconteceu, acabei engordando muito. Quando eu conheci os produtos naturais e comecei a empreender, eu também comecei a fazer uso. Foi assim que eu voltei a me cuidar e a entender que muitas mulheres esquecem que precisam desses cuidados. Foi quando comecei a me cuidar, me redescobri e, consequentemente, elevei minha autoestima”, relata.
Jessika afirma ainda que seus produtos vão além da estética. “Gosto de dizer que eu não vendo só um produto. Acreditamos na saúde, autoestima e bem-estar. Nosso corpo é nosso templo e precisamos ter cuidado, amor com ele”.
Além de fazer questão de testar todos os produtos para oferecer o melhor aos seus consumidores, Jessika também aposta na humanização do serviço, por isso, é ela quem responde, tira dúvidas e monta um tratamento personalizado para quem a procura. “Acredito que Deus me deu uma missão de cuidar das pessoas. É gratificante poder ver feedbacks positivos porque eu também vim de um momento de baixa autoestima, eu sei como é essa dor. Por isso, seja o que for que tenhamos a venda na empresa, a gente busca testar, entender o que o produto realmente entrega. Não é só vender”, destaca.
Para quem quer empreender
Jessika conta que já colhe os frutos de tanta dedicação. Sua loja não se restringe às entregas pelos bairros de Campos dos Goytacazes e, atualmente, as compras podem ser feitas em todo o Brasil. “Ao olhar para trás, fica a sensação de dever foi cumprido”, diz.
A Jessika, que aos 27 anos precisou amadurecer e se reinventar, está mais que orgulhosa aos 31 anos. A empreendedora deixa uma mensagem para aquela jovem que deu o pontapé inicial na trajetória: “Eu diria para aquela Jessika que valeu a pena persistir. Que por mais que os processos tenham sido doloridos e, muitas vezes, a gente se questione porque precisamos passar por eles, valeu a pena encarar e viver esse propósito. Valeu a pena!”.
E para quem, assim como ela, quer trilhar seus próprios passos no empreendedorismo, fica a reflexão: “A jornada do empreendedor é repleta de altos e baixos. Momentos de euforia se misturam com a insegurança, a frustração e a dúvida. É preciso ser resiliente para lidar com as dificuldades e aprender com os erros. As recompensas são imensuráveis. A satisfação de ver um sonho se tornar realidade, de gerar impacto positivo no mundo e de construir algo próprio é algo único e extremamente gratificante.”, finaliza.
Serviço
Whatsapp para vendas: 22 99826-1523
Redes sociais: @jessika.camposprodutosnaturais