×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Trânsito: quase 10 mil multas aplicadas em Campos este ano

Motociclista sem capacete e estacionamento irregular são as infrações mais comuns

Campos
Por Cíntia Barreto
14 de julho de 2024 - 0h01
Flagrante | Durante a reportagem, em poucos minutos, J3News registrou várias infrações (Fotos: Josh)

Se deslocar de um ponto a outro em Campos dos Goytacazes, seja de veículo automotivo ou mesmo a pé, pode representar um desafio. A equipe do J3News parou na esquina da Avenida José Alves de Azevedo, conhecida como Beira Valão, com a Avenida 28 de Março, uma das mais movimentadas da cidade, e, em poucos instantes, registrou diversas infrações: motoristas avançando o sinal vermelho, usando o celular enquanto dirigiam, sem cinto de segurança, motociclistas sem capacete, entre outras. Segundo a Guarda Civil Municipal, nos primeiros seis meses deste ano, foram aplicadas 9.900 multas.

De acordo com o relatório de multas fornecido pela Guarda, entre as principais infrações, foram contabilizadas 2.047 multas a motociclistas por dirigirem sem capacete, cerca de 1.900 multas a condutores por usarem o celular enquanto dirigiam, e outras 742 por avanço de sinal vermelho.
Além disso, há registros significativos de outros tipos de desrespeito às leis de trânsito em Campos. Por exemplo, foram aplicadas 2.907 multas por estacionamento em calçadas e 2.311 por estacionamento em local e/ou horário proibido.

Em nota, a Guarda Municipal informou ao J3News que, além de promover campanhas educativas, também realiza fiscalização diária para combater as irregularidades no trânsito. E ainda acrescentou:

“O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) também vem promovendo melhoria e ampliação da sinalização horizontal, vertical e semafórica em toda a cidade para aumentar a segurança. Contudo, é necessário que todos os condutores tenham responsabilidade no trânsito.”

Nas ruas, motoristas afirmam sentir dificuldade de dirigir na cidade. Segundo o funcionário público Bruno César, “virou mania do campista não respeitar o semáforo quando está vermelho, o que é um absurdo. Acho que é necessário aumentar a aplicação de multas, só assim o ser humano aprende”, afirmou ele. Para o designer Matheus Vinícius Reis, falta consciência e também conhecimento às leis de trânsito. “O que mais vejo aqui é o motorista trafegando na faixa esquerda em baixa velocidade e os outros condutores tendo que cortar pela direita para prosseguir. Além disso, não podemos confiar em seguir quando o sinal estiver verde, já que o sinal vermelho aqui, para muitos, não significa nada. Falta também sincronia nos sinais.

Já o IMTT garante que o trânsito da cidade é monitorado em diversos pontos, pois há câmeras anexas aos semáforos inteligentes e que foram instaladas em pontos fixos e estratégicos para essa finalidade.

Centro de Controle Operacional
O monitoramento do trânsito na cidade ganhou reforço de 356 câmeras distribuídas estrategicamente, com potencial de expansão para até mil câmeras. O Centro de Controle Operacional, que foi inaugurado no dia 4 de julho, funciona no Boulevard Shopping, no Parque Rodoviário.
“O espaço integrado serve para todas as forças de segurança trabalharem em conjunto, com 15 posições e mais de 300 câmeras espalhadas em locais estratégicos da cidade. Os equipamentos estarão distribuídos de acordo com a mancha de ocorrências e gargalos de trânsito, definidos em reuniões de trabalho”, informou a Prefeitura de Campos em nota.