Um evento marcado pela fraternidade e muita animação. Assim aconteceu o Arraiá Horizonte, na noite desta sexta-feira (12). Harmonia, descontração, músicas e comidas típicas e principalmente a generosidade, deram o tom da celebração, realizada na sede da Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape).
A festa julina foi promovida pela Casa Horizonte e pelo Instituto do Câncer do Norte Fluminense. Superando o sucesso de público do ano passado, a iniciativa acontece com o intuito de arrecadar recursos para manter e aumentar o suporte aos pacientes oncológicos e nefrológicos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Campos, e assistidos pela Casa Horizonte.
A organização de toda a estrutura oferecida ao público, como barraquinhas de comida, bebidas e jogos, além da área kids, ficou por conta de trabalhadores do Grupo IMNE engajados na causa, divididos entre Centro Nicola Albano, BedaLab, Beda Café, Fisiocentro, Beda Imagem e XY Diagnósticos.
A festividade teve entre as principais atrações o show de Forró Didoido e a quadrilha infantil, protagonizada por alunos do Centro Educacional Criança Travessa, creche parcial e integral – do berçário ao 1º ano -, onde estudam de forma gratuita filhos de funcionários do Grupo IMNE.
“Muito importante ver a nossa causa sendo abraçada assim, com os funcionários do Grupo IMNE se disponibilizando e nos ajudando a fazer essa festa. Nossos colaboradores se engajaram na iniciativa, trouxeram suas famílias e deram exemplos às crianças de como é bom ajudar o próximo. Estamos felizes em realizar esse momento de celebração e gratos a todos que nos apoiam nessa caminhada dedicada à caridade e o amor ao próximo”, destacou a diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques.
A Casa Horizonte acolhe pacientes oncológicos e nefrológicos que vem de outros municípios serem atendidos pelo SUS em Campos. Com esse acolhimento, essas pessoas encontram na casa um lugar para ficar durante a semana, enquanto fazem seus tratamentos.
Aos fins de semana, eles retornam às cidades onde moram. Martha Henriques ressaltou ainda que a renda do Arraiá será revertida em cestas básicas e passagens para auxiliar essas famílias nesse momento tão crucial. O diretor técnico da Casa Horizonte, André Porto, enfatiza que realizações como essa são importantes para a iniciativa seguir crescendo:
“É um projeto que idealizamos pensando em garantir que tratamentos não sejam interrompidos. E vem dando muito certo, com o nosso trabalho cada vez mais. Tem sido gratificante ver como esse benefício é capaz de mexer na vida das pessoas. O Arraiá já entrou para o calendário do grupo e mais eventos com essa proposta, de estender o amparo à sociedade, devem vir por aí”, comentou.
Atualmente, a Casa Horizonte recebe cerca de 25 pacientes, oriundos de diferentes cidades. como Cabo Frio, Cantagalo, Cordeiro, Macaé, Saquarema e São Pedro Aldeia.
“São pessoas que vem de longe para fazer seus tratamentos e recebem esse acolhimento e suporte conosco. Estamos muito realizados em promover essa celebração pensando em ajudar essas famílias. Muito bacana também ver a interação entre colaboradores do Grupo IMNE que esse evento proporcionou, em prol de uma causa nobre como essa”, declarou Simone Xavier, assistente social responsável pela Casa.
Carlos Henrique dos Santos e Cristiane Brum são moradores de São Pedro da Aldeia. Carlos Henrique iniciou tratamento no SUS de Campos na última semana e logo conseguiu o acolhimento na Casa Horizonte.
“Neste final de semana em especial, decidimos ficar aqui para aproveitar o Arraiá, já que fomos tão bem acolhidos pela Casa Horizonte e pela cidade. Estamos muito contentes por ter conseguido a vaga nesta Casa que presta esse suporte tão bacana e importante. Mais que isso, é uma verdadeira família”, pontuou Cristiane Brum.