×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Incêndio em restaurante alerta para acessos na área central de Campos

Corpo de Bombeiros afirma ter planos de ação para atuação em pontos críticos

Campos
Por Yan Tavares
30 de junho de 2024 - 7h04
Risco|Ruas estreitas do Centro e carros estacionados dificultam passagem de viaturas (Fotos: Silvana Rust)

Um incêndio em um restaurante situado próximo à Praça do Santíssimo Salvador, no último dia 20, acendeu o alerta para as dificuldades de acesso à atuação do Corpo de Bombeiros na área central de Campos. O empreendimento fica em uma rua estreita e, com carros estacionados em um dos lados, os militares tiveram dificuldades para acessar o local e conter o fogo.

“Os bombeiros querem apagar o fogo e tem um carro ali atrapalhando a entrada deles”, relatou um internauta, na ocasião, em vídeo registrado pelo J3News. Esse caso ocorreu na Rua Dr. Inácio de Moura, mas liga o alerta para a possibilidade de problemas maiores na região do Centro. O acesso ao Edifício Ninho das Águias pela rua Santos Dumont e alguns pontos do Boulevard Francisco de Paula Carneiro (Calçadão), são outros exemplos de difícil acesso.

CBMERJ|Plano de atuação

O J3 questionou a Prefeitura sobre de que forma a Guarda Civil Municipal e o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) atuam para organizar e viabilizar melhor dinâmica do trânsito nas ruas na área central, bem como sobre a permissão de estacionar veículos nestes pontos. Porém, não houve retorno até o fechamento desta matéria.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) informou que todas as suas unidades desenvolvem planos de operações para eventos diversos, como desastres, incêndios e controle de pânico para atuação em edificações consideradas de risco, dentro da área operacional de cada quartel.

Porém, o CBMERJ não deixou claro quais são essas iniciativas. “São desenvolvidas diversas estratégias de atuação dos militares para realizar salvamentos e combate a incêndio em pontos críticos com cenários variados”, destaca a nota.

O Corpo de Bombeiros ressaltou que, recentemente, o Governo do Estado fez aquisições que somam quase um bilhão de reais em viaturas modernas, materiais e equipamentos, focados em atuar nestes casos.

“São veículos de médio e grande porte, com padrão internacional, constituídos em tamanhos apropriados para centros urbanos, porém com maior autonomia, tecnologia de ponta, além de serem compostos de materiais e equipamentos de última geração. Assim, conseguem acessar vias menores e locais com mobilidade reduzida”, enfatiza.

Dia 20 de junho|Incêndio atingiu restaurante na área central

O CBMERJ destacou, ainda, que todas as edificações comerciais de médio e alto risco, residenciais multifamiliares, mistas (comerciais e residenciais), industriais, educacionais, hospitalares, além de locais de reunião de público, necessitam dos dispositivos de segurança contra incêndio e pânico, seguindo as orientações do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

“São os dispositivos de combate a incêndio e controle de pânico, como, por exemplo: extintores de incêndio, mangueiras e hidrantes, iluminação de emergência e sinalização de emergência, entre outros”, completa.