×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Dengue: RJ revoga, mas Campos mantém decreto de epidemia

Desde o início do ano, município já contabiliza mais de 14.5 mil casos e três mortes

Saúde
Por Nelson Nuffer (Estagiário)
17 de junho de 2024 - 7h00
Risco|PRefeitura espera nova onda de dengue no fim do ano (Fotos: Silvana Rust)

O fim da epidemia de dengue foi decretado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro na última terça-feira (11). Apesar da publicação no Diário Oficial, a decisão, que é baseada em análises técnicas do Centro de Inteligência em Saúde (CIS), da Secretaria de Saúde do Estado do RJ, não interfere com o seguimento do decreto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Decreto Municipal nº 36/2024, publicado em 1º de março deste ano – sobre a situação de emergência em Saúde em Campos dos Goytacazes em razão de epidemia de dengue. De acordo com informações divulgadas pela SMS na segunda-feira (10), o município já registrou mais de 14,5 mil casos e três mortes causadas pela doença neste ano.

Em fevereiro deste ano, a epidemia de dengue foi decretada no Estado do Rio em resposta ao registro de mais de 91 mil casos prováveis da doença, além do maior número em uma semana, com 27 mil registros entre 18 e 24 de fevereiro. No mês seguinte, 85 mil casos foram notificados, e em abril, o número caiu para 42 mil. Em maio, foi para os 18 mil registros, atingindo uma queda de 57% em relação ao mês anterior.

Estado|Claudia Mello

A secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, explica que apesar dos baixos números, a atenção e os cuidados contra a proliferação do mosquito da dengue devem continuar. “Os índices atuais são os mais baixos desde o início da epidemia de dengue em todas as regiões do nosso estado, o que nos deu tranquilidade para reavaliar a medida. Apesar disso, os cuidados devem continuar, com a população mantendo a checagem semanal em suas casas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, afirma.

Número de casos
De acordo com dados avaliados pelos técnicos da secretaria, no período entre 26 de maio e 1º de junho, última semana epidemiológica, foram registrados 1.467 casos prováveis de dengue no Estado. Desde janeiro até 10 de junho, foram registrados 268.947 mil casos e 178 óbitos pela doença. O boletim semanal de arboviroses, em Campos, divulgado na segunda-feira (10), aponta 14.591 notificações por dengue. Nos primeiros 10 dias deste mês, o município registrou 143 casos da doença. Para chikungunya, são 814 notificações até o momento, sendo oito desde o início de junho.

PRefeitura|Charbell Kury

O Gabinete de Crise da Dengue e outras Arboviroses realizou, em Campos, no dia 5 de junho, a última reunião, com o aviso de que pode ser reativada em caso de excepcionalidade epidemiológica. “Mostramos a realidade da dengue, que essa doença não acabou e nem acabará porque esperamos uma nova onda no final do ano. Mas mostramos que o trabalho que a Prefeitura de Campos realizou, tanto na prevenção quanto no manejo dos pacientes, foi a contento e muito bem realizado. Temos que trabalhar bastante agora no inverno, período entre junho e setembro, para evitar esse aumento previsto para o final do ano”, afirma Charbell Kury, subsecretário de Vigilância em Saúde.