×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

A era do empreendedorismo rural

.

Artigo
Por Redação
9 de junho de 2024 - 7h00

Ronaldo Bartolomeu Júnior- Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campos

Foto: Arquivo

Há centenas de safras que o agronegócio representa os números mais expressivos da economia brasileira, sendo um peso forte na balança comercial brasileira. O Sindicato dos Produtores Rurais de Campos tem se esforçado ao longo de décadas para que o maior município de extensão territorial do estado retome a sua vocação agropecuária.

Criamos comissões técnicas para tentar introduzir na região um novo conceito de agricultura empresarial e isso já é percebido em outras culturas, além da tradicional cana-de-açúcar, como a soja e o milho. Ao mesmo tempo, ainda em escala menor, estamos incentivando a retomada do cultivo de café, entre outras.

Recentemente realizamos dois cursos para pecuaristas interessados em exportar gado vivo através do Porto do Açu, em São João da Barra, uma possibilidade real, que pode impulsionar o setor. Tentamos reverter uma expectativa “plantada”, não de forma orgânica, de que as terras aqui não são férteis. Existe uma nova geração de empreendedores rurais que acreditam no setor em Campos e nosso Sindicato está se atualizando neste contexto.

Na sexta-feira passada realizamos no auditório do Sindicato, na Pecuária, o 1º AGRO Conexão, do qual participaram o senador Carlos Portinho e o deputado Márcio Gualberto. Foi a primeira de muitas reuniões para se discutir a agricultura e a pecuária em Campos e nos demais municípios da região. Neste encontro, também recebemos os novos comandantes do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Maurício Arthur Barbosa e o coronel Luiz Octávio Lopes da Rocha Lima do 6º CPA. Essa questão da segurança no campo foi destacada. A Polícia Militar, através da Patrulha Rural tem feito um excelente trabalho e dará mais um passo firme com o policiamento feito com drones.

O Sindicato Rural de Campos tem buscado uma nova dinâmica, não só no acompanhamento de questões técnicas do setor, segurança, mas, também, no relacionamento com os demais órgãos representativos de classe, em Campos e na região. É o nosso compromisso.

“O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores e não representa a opinião do J3News”.