O Espetáculo de Pentecostes acontece neste sábado (8) e no domingo (9), a partir das 19h, no templo da Igreja Evangélica Semear, que fica na Avenida Gilberto Cardoso, 151, no Parque Califórnia, em Campos dos Goytacazes. Com entrada gratuita e aberta a todos os públicos, a celebração bíblica conta com uma programação diversificada, com música, teatro e dança.
Pentecostes é uma festa cristã, que celebra o derramar do Espírito Santo e a primeira grande colheita de almas para o Senhor, cinquenta dias após a Páscoa. Na bíblia, no livro de Atos (2:1-4), narra o momento em que os apóstolos de Cristo receberam os dons do Espírito Santo, logo após a subida de Jesus aos céus. Esse evento marcou o início da missão dos discípulos de espalhar a mensagem de Jesus pelo mundo.
“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”, Atos 2: 1-4
O termo “Pentecostes” se originou a partir do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”, em referência aos 50 dias que se sucedem depois da Páscoa. No Antigo Testamento da bíblia sagrada cristã, o Pentecostes era uma comemoração feita exclusivamente pelos judeus, logo após a última colheita do ano, numa forma de agradecer pela comida providenciada por Deus.
Também ficou conhecida como uma celebração da Lei de Deus. Essa comemoração aconteceu especificamente na primeira Páscoa após o povo de Israel sair da escravidão do Egito e receber os Dez Mandamentos enviados por Deus. Porém, no Antigo Testamento, o Dia de Pentecostes é citado com outros nomes, como: Festa da Colheita ou Sega (Êxodo 23.16), Festa das Semanas (Deuteronômio 34.22) e Dia das Primícias dos Frutos (Números 28.26).