×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Semana do Meio Ambiente começa com lançamento de Parque ecológico e projeto Vias Verdes, em Campos

Na abertura do evento, Wladimir Garotinho lançou os projetos de construção do Parque Ecológico Urbano e o Vias Verdes

Meio Ambiente
Por Nelson Nuffer (Estagiário)
3 de junho de 2024 - 14h52
Claudio Valadares, Wladimir Garotinho e René Justen

Um evento marcou o início da Semana do Meio Ambiente no Centro de Educação Ambiental (CEA), na manhã desta segunda-feira (3), em Campos. Promovido pela Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente, o evento contou com a participação do prefeito Wladimir Garotinho, que lançou dois projetos ligados ao tema: A construção do Parque Ecológico Urbano e o Vias Verdes.

De acordo com Wladimir, são dois projetos: O Vias Verdes e o Parque Ecológico da cidade. “O Vias Verdes é um projeto muito importante, nunca foi feito dessa magnitude, eu acho que em nenhuma cidade aqui da região, são mais de 2.200 árvores já em tamanho médio pra grande que serão plantadas nas principais avenidas de Campos”. O prefeito destacou que o Vias Verdes tem alcance importante “para melhorar a qualidade de vida da cidade”, frisou.

Quanto ao parque ecológico afirmou: “É um sonho da cidade de Campos, do povo campista, é um projeto muito grande e muito bem desenhado, inicialmente, pelo Isecensa e depois adaptado pela nossa Secretaria de Planejamento Urbano, com Cláudio Valadares, e todos os seus técnicos, e que tem 320 mil metros de área. Não é uma obra que fica pronta rápida, estamos dando o pontapé inicial para uma coisa que será um legado pra cidade, um benefício pra cidade e já começa a obra ainda esse mês”, disse.

Ainda de acordo com Wladimir, a construção do Parque Ecológico será feita em parceria com o Governo do Estado e Águas do Paraíba. “Estamos tentando também que o Porto do Açu entre nessa parceria e, obviamente, tem também recursos do município. É um legado pra cidade (e espero) que os principais atores, tanto público quanto privados, participem. É muito bonito o projeto pra poder acompanhar aqui hoje” afirma Wladimir.

Evento teve o plantio de primeira muda do projeto Vias Verdes. Foto: Silvana Rust
Subsecretário de Meio Ambiente, Renê Justen. Foto: Silvana Rust

O Subsecretário de Meio Ambiente, Renê Justen, comentou sobre o evento e o lançamento dos dois projetos. “É a abertura da Semana do Meio Ambiente, e a gente que já milita nessa área ambiental há muito tempo, é uma satisfação muito grande de, principalmente, estar realizando esse evento no Centro de Educação Ambiental (CEA). É uma área que vai completar 20 anos de existência, é um símbolo do município na questão ambiental com participação pública, então é uma situação ímpar.”

Sobre o evento, realizado no CEA, Renê destaca a importância do espaço. “No ano passado tivemos 905 crianças aqui, são eventos enormes, uma área verde com 32 espécias arbóreas identificadas, entrega de óleo, troca de livros, caminho sensorial, projetos de produção de sabão… A gente tem um espaço incrível, onde conseguimos disseminar toda essa informação. Isso aqui é um símbolo para o município de uma educação ambiental pública e voltada para essa cidade, e este ano estão fazendo 20 anos da existência do CEA, e a gente tem uma esquipe preparada que sabe lidar com as crianças então a gente tem uma procura muito grande.”

Tânia Alberto, Secretária Municipal de Educação. Foto: Silvana Rust

Tânia Alberto, Secretária Municipal de Educação, também comenta sobre o CEA e a importância educacional de eventos como a Semana do Meio Ambiente. “É muito importante a gente pensar num espaço de referência contínua para a educação ambiental e para a educação para a sustentabilidade, então é mais do que um espaço bonito, arborizado e próximo ao centro da cidade. É mais importante pensar nisso como um programa de política pública de educação ambiental que, além de ser um aspecto legal, ela também se faz necessário na vida cotidiana das pessoas em função de tudo que nós estamos vivendo, e com a aceleração dos eventos climáticos extremos que nós estamos vendo espalhados pelo mundo inteiro, não está mais no momento das pessoas pensarem que isso acontece fora do ser humano. nós somos o meio ambiente também e precisamos entender que tudo que acontece são as nossas ações que provocam e vão agravando os fenômenos e eles precisam ser discutidos e debatidos pela sociedade e entendidos.”

O evento de abertura recebeu visitas de turmas crianças e adolescentes de algumas escolas. “Essa Semana do Meio Ambiente é importante pros alunos, principalmente pra lembrar, né? A gente tá vivendo, atualmente, várias catástrofes ambientais, o mundo está em colapso, então como é importante ter esse olhar e voltar pra natureza, como que ela é importante pro nosso dia a dia e entender que a gente faz parte dela. Então, eventos como esse colaboram muito com a aprendizagem dos alunos. Estar mais próximo da natureza, entender a sua importância, até mesmo na cidade, né? O CEA está localizado dentro do centro urbano e como que é importante ter uma área verde dessa aqui”, explica Raquel Bastos, professora de geografia do CE Benta Pereira.

Confira a programação da Semana do MEio Ambiente

Dia 3
9h – Abertura da Semana Mundial do Meio Ambiente, com lançamento do Parque Ecológico e projeto Vias Verdes no CEA

14h – Audiência pública sobre Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Câmara de Vereadores

Dia 4
9h- Palestra sobre “Dengue e o Meio Ambiente” no CEA, ministrada pelo CCZ

10h – Palestra “De onde vem a água que utilizamos?” no CEA, ministrada pela concessionária Águas do Paraíba

14h – Palestra “Conhecendo os Rs Amigos da Natureza: Restaurar; Reciclar e Reduzir” no CEA, ministrada pela Subsecretaria de Meio Ambiente e pela Uenf

Dia 5
9h – Força-Tarefa – Em defesa do Meio Ambiente no CEA, seguida de visita ao balneário de Lagoa de Cima

14h – Visita à feira da Uenf

Dia 6  
9h – Palestra “Caminho do Lixo” pelo Serviço Público

10h – Importância da Reciclagem para o Meio Ambiente

14h – Caminhada Ecológica Lagoa do Vigário

Dia 7
9h – Feira Ambiental: Projetos da Uenf, Projeto Capivara, Projeto Campos + Verde, PELAG E PED no CEA

14h – Exposição de Projetos Ambientais da Uenf, no CEA