Continua em exposição no Boulevard Shopping a coleção desenvolvida pela primeira turma de Moda Afro Centrada formada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). A mostra gratuita está aberta ao público na loja 103B do shopping (ao lado da portaria principal).
A linha de confecção inovadora contém os resultados de projetos elaborados por sete novos costureiros e agentes de moda campistas, coordenados pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (Itep).
O objetivo da iniciativa é promover a ressignificação da cultura africana no contexto social e político, bem como os movimentos de resistência da população negra.
O projeto teve início em julho do ano passado, em parceria com a Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sirdh), adaptando o curso de costura criativa que já era hospedado na Itep, para o curso de costura de confecção, visando impulsionar os alunos para o mercado de trabalho e formar novos agentes de moda na cidade.
São eles: Amailde Maria da Costa, Cleo Leite, Deniza Gonçalves, Edna de Jesus, Rossini Reis, Samuel Pereira e Vera Lúcia Rosa.
Inscrições abertas para nova turma – Seguem abertas até a próxima quarta-feira (22) as inscrições para a nova turma do curso de Moda Afro centrada da Itep/Uenf.
O objetivo é proporcionar formação adequada para jovens negros e negras iniciarem uma nova linha de confecção étnica. Além de ensinar técnicas de corte e costura, a iniciativa tem o intuito de oferecer conhecimento, suporte e assessoria, afim de formar agentes de moda afrocentrada, capazes de fomentar na cena de moda local, uma moda produzida por pessoas pretas para pessoas pretas.
Os interessados podem se inscrever neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScw70FNDsk1p7b9mVdLHoMJOWuglNM_H8GOaXUPSuyfL2MnUA/viewform.