×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Professor da rede estadual defende tese de doutorado na escola onde estudou

Fábio Borges leciona Filosofia na unidade, em Niterói, e garante ter dado aulas para mais de 5 mil alunos

Educação
Por Redação
4 de maio de 2024 - 6h54
Banca Examinadora de Doutorado ouve a defesa do
professor Fábio Borges – Divulgação

“Minha esperança é que os jovens desta escola vejam a mim e outros professores que também estudaram e, hoje, trabalham como exemplos para buscarem o sonho de uma vida melhor”. Foi com esta frase que Fábio Borges, professor de Filosofia, defendeu a sua tese de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), “Ubuntu – Desconstrução e descolonização do ensino de Filosofia”, no Colégio Estadual Conselheiro Macedo Soares, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. A escola é a mesma onde ele fez o Ensino Médio – Técnico em Administração e, atualmente, leciona as disciplinas de Filosofia e Projeto de Vida.

Desde 2010, Fábio afirma já ter dado aula para mais de 5 mil alunos só nesta unidade. “Defender a tese na escola foi uma maneira de demonstrar o quanto a escola pública contribuiu na minha trajetória acadêmica”, contou o mais novo doutor.

A escolha pelo tema Ubuntu foi justamente por acreditar que, quando reconhecemos a humanidade de cada pessoa, nos tornamos melhores, além da urgência de falar sobre os direitos humanos na atualidade. E os alunos, orgulhosos do professor, são só elogios ao desempenho de Fábio dentro e fora de sala de aula.

Confraternização após defesa de Doutorado

“Ele ensina de um jeito único. A gente faz filosofia sem perceber. Ele aproximava a disciplina, que parecia tão distante, do nosso cotidiano, de uma forma leve e humorada”, disse Beatriz dos Santos, que concluiu o Ensino Médio no colégio de Niterói, em 2023.

Fábio conta que o desejo de ser professor surgiu ao final do Ensino Médio, quando percebeu que tinha como missão contribuir para a transformação de jovens que vêm da periferia como ele.

“Precisamos estudar e compartilhar o que aprendemos de forma a ajudar as outras pessoas a perseguirem seus sonhos. Ensinar a aprender a sonhar precisa ser a meta da escola”, afirmou o professor.

Currículo extenso

Atualmente, Fábio Borges é licenciado e bacharelado em Filosofia na Uerj, com especialização em História da África no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), além de mestrado em Filosofia e Ensino no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ) e, agora, doutorado pela UFRJ.

“É uma alegria muito grande ter um professor como ele aqui na escola. Comprometido, ativo, engajado e esforçado. Participar desse momento é um privilégio. Temos certeza de que sua caminhada será sempre enriquecedora e desbravadora”, comemorou a diretora-geral, Joséli Ramos, há cinco anos à frente da unidade.

Ao ser perguntado como se sente sendo um grande exemplo para outros jovens que sonham com um futuro melhor, Fábio faz questão de agradecer a juventude que, em cada aula, o ensina a ser um professor mais qualificado.

Fonte: Secom RJ