×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Moda Afro Centrada em exposição no Boulevard Shopping

Mostra fica aberta ao público até o próximo dia 25; são sete projetos desenvolvidos por novos agentes de moda campistas, formados pela Itep/Uenf

Geral
Por Yan Tavares
29 de abril de 2024 - 16h17
Foto: Divulgação/Boulevard Shopping

A coleção desenvolvida pela primeira turma de Moda Afro Centrada formada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), está em exposição no Boulevard Shopping. A mostra gratuita está aberta ao público na loja 103B do shopping (ao lado da portaria principal), onde permanecerá até o dia 25 de maio.

A linha de confecção inovadora contém os resultados de projetos elaborados por sete novos costureiros e agentes de moda campistas, coordenados pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (Itep).

O objetivo da iniciativa é promover a ressignificação da cultura africana no contexto social e político, bem como os movimentos de resistência da população negra. A servidora pública Edna de Jesus desenvolveu o projeto Afro Livre – Liberdade para Criar.

Foto: Divulgação/Boulevard Shopping

“Antes de entrar no curso, eu só fazia pequenos trabalhos de costuras, crochê e customizações. Após fazer parte do projeto, pude me aperfeiçoar e passar a colocar em prática, todo o conhecimento adquirido. Hoje passo a ter uma nova visão empreendedora, graças ao curso de moda afrocentrada, uma iniciativa que já se tornou realidade e valoriza a beleza da moda afro como ela merece”, destacou.

Advogado, ator, pedagogo e servidor público, Rossini Reis está cursando atualmente pós-graduação em História dos Povos Indígenas e Africanos no Brasil. Ele idealizou e entregou o projeto Africanizando.

“A ideia é despertar a identidade e valorização da cultura afro, trazendo orgulho para os descendentes de negros africanos no Brasil. Dessa forma, a moda pode colaborar sendo o cartão de visita desse novo ser que se reconhece como negro e não tem medo de mostrar as suas raízes. E é assim que quero levar a moda afro centrada para todos, ressignificando a minha existência e contagiando a todos com o orgulho de ser o que sou”, enfatiza Rossini.

Leia também: https://j3news.com/2024/04/27/uenf-forma-primeira-turma-de-moda-afro-centrada/