×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Museu Histórico de Campos passa por reformas

As primeiras ações estão concentradas no segundo pavimento, que está bastante danificado por causa das fortes chuvas registradas este ano

Geral
Por Redação
20 de abril de 2024 - 12h35
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Campos

‌O Solar do Visconde de Araruama, prédio que abriga o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), localizado na Praça do Santíssimo Salvador, passa por sua primeira grande reforma. Os trabalhos são realizados pela Secretaria de Obras e Infraestrutura e foram iniciados recentemente, com suas primeiras ações concentradas no segundo pavimento, bastante danificado por fortes chuvas. A correção de problemas no telhado do prédio também está no projeto da obra do equipamento administrado pela Prefeitura, via Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

Nessa sexta-feira (19), a presidente da FCJOL, Fernanda Campos, visitou a sala em que funcionou, no passado, o Tribunal do Júri. “Estamos em um cômodo que chegou a ser interditado, justamente pela infiltração das chuvas dos últimos meses. As paredes com fungo já receberam o devido tratamento e, brevemente, veremos a pintura concluída, seguida da aplicação de um novo papel de parede”, disse Fernanda.

A coordenadora do MHCG, Graziela Escocard, explica que a reforma veio em boa hora e não atrapalhará a agenda de eventos tradicionalmente realizada no equipamento. “Nossa finalidade é preservar a história e a memória do município e, para tanto, a reforma se fazia bastante necessária. Durante o período das obras, com total segurança, alguns espaços seguem recebendo nossas atividades, com destaque para as visitas guiadas”, explica.

Construído no final do século XVIII, o Solar do Visconde de Araruama foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 23 de julho de 1987. O imóvel é um dos mais belos cartões postais do município e já abrigou diversos equipamentos públicos, como a Câmara Municipal de Campos, Tribunal do Júri, Gabinete do Prefeito e a Biblioteca Municipal Nilo Peçanha. Em 29 de junho de 2012, depois de passar por um longo período de restauração, passou a abrigar o MHCG.

Fonte: Prefeitura de Campos