×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

A eleição antes do primeiro ato

.

Opinião
Por Redação
14 de abril de 2024 - 0h01
Foto: César Ferreira/Prefeitura de Campos

Quase aberta a temporada de caça aos votos que elegerão esse ano prefeito, seu vice e 25 vereadores. Já existem seis pré-candidaturas ao cargo majoritário, a serem confirmadas pelas convenções de seus partidos.

O J3News lista nesta edição esses nomes de pré-candidatos a prefeito, não tendo, no momento, a pretensão de traçar o perfil de cada um, mas, na medida do possível identificar seus grupos políticos de origem.

Faltando seis meses para as eleições, sendo que em Campos existem dois turnos pela grandeza de seu eleitorado, a reportagem desenha os primeiros movimentos das peças deste tabuleiro. Apesar da força do prefeito Wladimir Garotinho, candidato natural à reeleição, não se pode apostar em um xeque-mate.

Até uma década atrás, as eleições para prefeito de Campos eram precedidas de campanhas apaixonadas e muitas vezes até insanas, lembrando que uma delas chegou a ser anulada pela Justiça Eleitoral quatro meses depois do prefeito eleito tomar posse e uma nova eleição com novos candidatos foi realizada.

Nas últimas duas eleições, apesar da disputa sempre apaixonada dos grupos políticos, elas, de certa forma, foram pacíficas em comparação com as anteriores. Espera-se que essa pacificação se mantenha.

Em um tempo em que redes sociais são capazes de fazer mais barulho do que carros de som e carreatas, o eleitor deve se orientar pela dinâmica dos acontecimentos, pois todos os candidatos querem conquistar seu voto.

O J3News não tem a pretensão de dar spoiler certeiro sobre os atores, mas tenta desenhar o cenário. Faltam ainda muitas peças para serem encaixadas como, quem será o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) que detém a maquina federal?

É possível, também, concluir que os grupos políticos mais fortes do município – Garotinho, Barcellar e Vianna – estão bem mais prudentes. Perto da estreia ainda estamos longe do último ato, mas, o ensaio, no melhor sentido da expressão, já começou.