×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Presidente em exercício da Firjan debate em Campos melhorias no ambiente de negócios com empresários

Luiz Césio Caetano participou de reunião do Conselho Empresarial e visitou o Sindicato dos Ceramistas

Economia
Por Redação
12 de abril de 2024 - 11h51

Reunião da Firjan em Campos (Divulgação)

O presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, se reuniu durante a semana com empresários do Norte Fluminense para ouvir as demandas e discutir novas ações que poderão contribuir para a melhoria do ambiente de negócios da região. Além de participar do Conselho Empresarial da Firjan Norte Fluminense, Caetano esteve no Sindicato dos Ceramistas de Campos, na Baixada Campista, que reúne o maior polo cerâmico do estado com clientes em vários estados do país.

“As principais questões estão relacionadas a Infraestrutura, como a EF-118 e a BR-101, sobre as quais nos debruçamos junto às autoridades. E ouvimos também demandas setoriais relacionadas ao acesso a comércio exterior e formas de atestar e melhorar a qualidade dos produtos. São visitas que aproximam e, assim, podemos compreender melhor as demandas. Assumimos o compromisso de discutir o assunto e solucionar os gargalos para que o ambiente de negócios seja propício ao desenvolvimento”, disse Caetano.

O presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, também destacou a proximidade com as equipes da sede da federação e com o presidente em exercício para lutar pelas reivindicações da região. “A presença de Caetano engrandece a Regional, num momento em que a região ganha cada vez mais importância no cenário econômico. Não tenho dúvidas de que nossas reivindicações estão na primeira prateleira de prioridades da Firjan”, destacou.

Nesta quinta-feira (11), no Sindicato dos Ceramistas de Campos, Caetano conheceu de perto as demandas do maior polo cerâmico fluminense, que conta com 112 fábricas com capacidade de produção de 100 milhões de peças. Os presidentes visitaram uma unidade móvel da Firjan SENAI disponibilizada no próprio sindicato, que vem sendo utilizada para testar e melhorar os produtos fabricados na região. Os ceramistas, que hoje vendem para cinco estados, estudam a possibilidade de expandir os negócios para o exterior, inspirados pela viagem de um dos dirigentes sindicais que compôs uma comitiva da Firjan a uma feira de Construção em Dubai, nos Emirados Árabes.

“É sempre importante estar junto a órgãos e instituições como a Firjan. Assim conseguimos ter suporte, por exemplo, para a melhoria dos produtos, como os laboratórios da Firjan SENAI. Isso desenvolve o setor e abre portas, como hoje foi tratado aqui, trazendo benefícios para os ceramistas e toda a sociedade”, disse o diretor Oziel Batista Crespo Filho, que representou o sindicato ao lado de outros quatro dirigentes, já que o presidente Matheus de Azevedo Henriques não pôde comparecer porque está numa imersão internacional do setor cerâmico na Alemanha, promovida pela Firjan IEL.

Já no Conselho Empresarial, na quarta-feira (10), os empresários foram apresentados a um estudo sobre as perspectivas econômicas da região e do país, realizada por especialistas da federação. Os empresários presentes também abordaram questões urgentes para o desenvolvimento das indústrias e da região, principalmente relacionadas a Infraestrutura, como a relicitação da BR-101, a conclusão da Ponte da Integração, a reabertura da Estrada dos Ceramistas e a Estrada de Ferro 118.

Caetano destacou que representantes da federação participam de diversas comissões e grupos de trabalho nas esferas federal e estadual, cobrando a realização das obras e acompanhando as movimentações. O presidente em exercício também ressaltou a atuação da federação para viabilizar o mercado de gás – por meio de estudos e mobilização de autoridades –, que vai atrair indústria de fertilizantes e ajudar a diversificar a economia da região.

Participaram da reunião o presidente do Sindicato de Indústria Têxtil do Norte Fluminense, Luís Carlos Damião; o presidente do Sindicato Mobiliário de Campos, Thieres Rodrigues; entre outros empresários e conselheiros. Outra reivindicação dos empresários, atendida nesta terça-feira, foi a inauguração do Canteiro-Escola da Firjan SENAI Itaperuna, a exemplo do Laboratório de Construção Civil da Firjan SENAI Campos que já foi inaugurado em Campos no ano passado. As iniciativas compõem o projeto “Rio Construção” da Firjan, elaborada junto aos empresários com o objetivo de desenvolver um dos setores que mais empregam no Norte e Noroeste Fluminense.

Fonte: Ascom