×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cesar Queiroz, contabilidade de excelência

Empresa é diferencial para a declaração do Imposto de Renda e Reforma Tributária

Economia
Por Redação
8 de abril de 2024 - 5h00
Experiência|César Queiroz tem mais de 30 anos de atuação (Fotos: Josh)

Faltando cerca de 50 dias para encerrar o prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IPRF), pode-se imaginar que uma grande empresa de contabilidade está operando a todo vapor, com seus funcionários afogados em papéis, planilhas, fazendo e refazendo cálculos complexos. Mas, em uma das maiores empresas de contabilidade da região, a César Queiroz, com 34 anos de história e com uma estrutura de ponta com cerca de 70 funcionários, o cenário é outro. A contabilidade funciona com a precisão de um relógio suíço e, desta forma, nada é deixado para a última hora.

A César Queiroz, embora tenha um segmento para atender CPF, ou seja, pessoas físicas, tem os CNPJs como a maior fatia de sua clientela. As maiores empresas de Campos, região e até de outros estados como Espírito Santo e Minas Gerais são clientes da César Queiroz.

O fundador da empresa que leva seu nome, César Queiroz, diz que o conceito da marca, que se tornou referência de contabilidade em todo o estado do Rio, veio com o tempo. “As pessoas pensam que uma empresa de contabilidade trabalha de janeiro a maio. Aqui trabalhamos todos os dias, pois acompanhamos a movimentação financeira a ser declarada por nossos clientes cotidianamente. Um dia não declarado pode resultar em um grande problema”, diz César Queiroz.

O empresário observa a linha do tempo de sua empresa, e lembra quando tudo era analógico, com documentos elaborados em máquinas de escrever e o uso das rudimentares calculadoras. A entrega da documentação era de forma física. “Tenho um grande orgulho de termos performado e formatado nossa empresa de acordo com o avanço do tempo e utilizando as ferramentas mais modernas para um trabalho exato e preciso, com um risco mínimo de revisão. Estamos eu, minha esposa e minhas filhas, juntos com nossos colaboradores em permanente processo de atualização”, afirma.

História|Empresa de contabilidade atua há 34 anos na região

Reforma Tributária
César Queiroz revela que o setor vai passar por amplas mudanças com a reforma tributária que foi aprovada no ano passado pelo Congresso e que até o final deste ano estará regulamentada. “Já estamos nos preparando para esse novo quadro. Não posso afirmar que estamos prontos porque as reformas estão sendo regulamentadas, mas, elas vão, certamente, alterar a forma contributiva e declaratória, porque haverão fusões de impostos, criação de outros e o impacto será inevitável. Até agora o que percebemos é que existe uma preocupação em criar ferramentas para aumentar a arrecadação dos tributos. A partir da regulamentação, a demanda nas empresas e escritórios de contabilidade, irá aumentar em um primeiro momento. Será mais um desafio para a nossa empresa, como tem sido ao longo destas quase três décadas e meia”, diz César Queiroz.

Do alto de sua experiência em contabilidade, César Queiroz alerta que a legalidade diante do fisco é hoje o principal ativo de uma empresa, e estar em dia com os tributos é primordial. Uma empresa do porte da César Queiroz tem tráfego e organograma de ponta, com foco nos departamentos fiscal e tributário, fazendo uma espécie de simulação de uma “Malha Fina”, termo usado pela Receita Federal para identificar erros na declaração do IR. “Precisamos evitar erros. Nosso índice de retificação de declarações em qualquer nível está muito abaixo da média. Quase inexiste, exatamente porque o trabalho aqui é diário, cada segundo conta, e existe contato direto com os financeiros das empresas que são nossas clientes”, destaca.

Em uma empresa de contabilidade se tem a ideia errada de que a declaração do IR é o ponto principal. Soma-se a tributos de esferas diferentes, como estaduais e municipais. Quando o IR terminar, começa a fase de declaração dos impostos do segmento rural entre outros. “Hoje é moderno falar em boas práticas. Nossa empresa sempre praticou as melhores, com recursos humanos bem preparados, com alta tecnologia e dedicação integral aos nossos clientes. Sempre trabalhamos assim e vamos continuar”, conclui.