×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Recopel, uma história de sucesso

Com 44 anos, empresa se moderniza e, atualmente, vende até no exterior

Geral
Por Aloysio Balbi
31 de março de 2024 - 5h10
Gestão|Eraldo Pereira e Rosa Amélia, com os filhos Amanda e Ralph comandam a empresa (Fotos Silvana Rust)

Em um quadro de proporcionalidade, com seus espaços físicos em Campos, a empresa Recopel, que completa 44 quatro anos ultrapassou o estágio de tamanho família e está muito perto de ser definida como gigante, a partir do momento em que atende todo o mercado nacional e também o exterior com vendas feitas para países como Angola, no continente africano. Operando em múltiplas frentes como os segmentos de papelaria, festas, embalagens, produtos de limpeza e bomboniere, entre outros, a Recopel se classifica como empresa de varejo e atacado.

Com duas lojas físicas em Campos, na rua Barão de Amazonas 173 e na avenida 28 de Março – esquina com a Arthur Bernardes, a Recopel se transformou, no curso destas quase quatro décadas e meia, em uma empresa sólida e estruturada nos níveis das que operam com sucesso nos grandes centros. Fundada por Eraldo Pereira, ao lado da esposa Rosa Amélia Tavares Azevedo, a Recopel, hoje, têm à frente os dois filhos do casal: Amanda Azevedo Pereira e Ralph Pereira, ambos formados em administração.

Seguindo as boas práticas dos modelos corporativos privados, a Recopel passou administrativamente por uma sucessão familiar que resultou em um organograma, sendo constituído um Conselho, onde seu fundador Eraldo Pereira responde pela presidência e sua esposa como sócia-proprietária da empresa.

Hoje, Amanda e Ralph administram a empresa juntos. Ela focada no marketing e nos Recursos Humanos (RJ) e ele no financeiro. Cada passo é antecedido de avaliações de mercado, o que fez a Recopel, com o seu mix de produtos, fazer contracenar uma simples cartolina com produtos de marcas sofisticadas como a requintada Kipling e o sofisticado “Caderno Inteligente”.

Tudo na empresa é meticulosamente estudado. A Recopel trabalha com agência de mídias em todas as redes sociais, com a média de 40 mil seguidores em cada uma delas, além do site – www.recopel.com – acessado diariamente em volume expressivo em todo o país e também no exterior. Isto justifica o fornecimento de produtos da empresa para mais de 200 cidades brasileiras, entre elas São Paulo e o Rio de Janeiro, respectivamente os dois maiores mercados consumidores do país.

Ralph Pereira explica que para alcançar esses mercados a empresa desenvolveu uma cadeia de requisitos que vão muito além do básico, primando por um relacionamento de alto padrão com sua clientela. “É uma operação que envolve desde o preço competitivo, a qualidade do que fornecemos e o atendimento no prazo estabelecido. Além disso, aferimos continuamente o grau de satisfação dos nossos clientes. A meta é não perder nenhum deles e agregar sempre outros, e estamos alcançando”, conta Ralph.  

Amanda destaca que cotidianamente a Recopel apresenta aos seus clientes esses mix de produtos, sublinhando as novidades através de canais diversos, com engajamento crescente em todas as redes sociais. “Já há muitos anos lideramos, por exemplo, o segmento de produtos no período de volta às aulas. O mesmo observamos no segmento de festas e estamos falando desde batizados até casamentos. Isso requer estar permanentemente antenado, se antecipando às tendências do mercado, a análise dos costumes do consumidor. A Recopel tem um DNA de inquietude, de vanguarda e está em constante profusão”, afirmou.

Ralph e Amanda falam da empresa com o mesmo entusiasmo dos seus pais no ano de 1980, quando foi fundada. “Quando reestruturamos a empresa, criando um Conselho, decidimos manter esse DNA, colocando seu fundador como presidente. Ninguém melhor do que quem fundou o negócio para aconselhar novos passos. Mas, a Recopel segue os ritos desta estrutura, como uma empresa moderna e ágil. Agora, nesta segunda-feira (01), vamos começar uma série de promoções exclusivas, para marcar os nossos 44 anos. A campanha vai durar o mês todo”, antecipa Ralph.

Apontada como uma empresa exemplo de sucessão familiar em sua administração, a Recopel tornou-se uma das grandes fornecedoras de insumos diversos para o complexo portuário do Açu, em São João da Barra, o que requer rígidos códigos de conduta de logística e de mercado. “Quarenta e quatro anos depois, vejo a empresa familiar avançando. Mas, longe daquela expressão “negócios de família”. Ralph foi estudar administração no Rio, onde também trabalhou, e Amanda fez o mesmo curso aqui em Campos. Eles se prepararam, ou, pode-se até entender que eu e a mãe os preparamos. Fato é que todos sabem que a Recopel, perto do seu jubileu de ouro já é uma empresa histórica para o comércio de Campos, mas que rejuvenesce todos os dias. É ciência administrativa”, disse Eraldo Luiz Pereira.

Endereços estratégicos
Estar no lugar certo e na hora certa tem sido uma premissa da Recopel. Em 1980, quando foi escolhida criteriosamente a rua Barão de Amazonas para implantar a primeira loja, não havia a expectativa deste trecho se tornar, 44 anos depois, o maior corredor de consumo do Centro da cidade. A escolha levou em conta a proximidade com o Mercado Municipal e a Feira Livre, bem como a única rodoviária da cidade na época. Sequer o Parque Alberto Sampaio havia passado por sua grande reforma.

O mesmo critério foi aplicado ao escolher a área da segunda loja, no cruzamento das duas maiores avenidas da cidade – a 28 de Março e a Arthur Bernardes. A segunda loja foi antecedida de um amplo e funcional projeto de arquitetura, que agregou valor à marca, com um espaço de alto padrão de edificação, levando-se em conta necessidades prementes como um amplo estacionamento para clientes.

Aos olhos do cliente
O setor de marketing da Recopel é trabalho de uma agência de publicidade própria, operando em todos os segmentos de mídia, se preocupa de forma integral com a imagem da marca. “Temos uma preocupação permanente de como somos vistos pelo mercado, quer nas lojas físicas ou no processo virtual. Passar confiabilidade e qualidade em cada item exposto e saber sobre a satisfação do cliente. Temos um nível de fidelização bem acima da média e, através da imagem, reiteramos nosso comprometimento com a entrega em todos os sentidos, aumentamos nossa clientela de forma constante”, revela Amanda.

Amanda acrescenta ainda que estabelecer o perfil do consumo para traçar estratégias é o ponto de partida. O segmento da chamada “papelaria fofa” foi uma novidade introduzida no mercado pela Recopel antenada nas tendências que se desenhavam. “Temos hoje essa segunda loja que é referência no comércio de Campos, mas, não pensamos por metro quadrado. Nosso pensamento é focado em milhas e milhares de quilômetros, o que justifica nossa presença no fornecimento de produtos para mais de 200 grandes cidades brasileiras de diversos estados”, concluiu Ralph.

Fato que a Recopel mostra o resultado do sucesso de uma transição não só de sucessão administrativa, mas do mercado analógico para o digital.