×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura de SJB nega responsabilidade por abertura da barra da Lagoa de Iquipari

Governo municipal alega que fez pedido ao Inea, visando escoamento das águas das chuvas, mas autorização não foi concedida

Geral
Por Yan Tavares
27 de março de 2024 - 18h50
Imagem: Reprodução/Instagram@restingai

A Prefeitura de São João da Barra afirmou à reportagem do J3News na tarde desta quarta-feira (27), que não tem responsabilidade pela abertura da barra da Lagoa de Iquipari. A barra foi aberta nesta terça-feira (26) e causou repercussão nas redes sociais.

O governo municipal admitiu, porém, que fez o pedido de abertura ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na última segunda-feira (25), visando o escoamento das águas das chuvas. Porém, a autorização não foi concedida. Desta forma, segunda a Prefeitura de SJB a barra teria sido aberta por populares.

O município informou também, que obteve no domingo (24) autorização do Inea para a abertura da barra na Lagoa do Açu. A barra então, foi aberta visando diminuir o acúmulo de água na localidade e no entorno. Já a Lagoa de Grussaí, foi aberta por populares há cerca de 15 dias, segundo a Prefeitura.

Já na manhã de domingo (24), após a região ser atingida pelas chuvas, o governo de SJB solicitou ao governador Cláudio Castro a abertura emergencial da barra do Açu. A medida foi tomada com objetivo de diminuir os transtornos causados pelo acúmulo de água em várias ruas nas áreas central e rural da localidade. Na noite do mesmo dia, foi decretada Situação de Emergência por 90 dias na cidade.

“Toda a região foi atingida com esse volume muito alto de chuva e, já prevendo a necessidade de uma resposta imediata para sanar os problemas, mantivemos todos os setores de nossa administração em alerta e trabalhando 24h no atendimento à população. Faço um agradecimento ao governador Cláudio Castro que, por meio dos órgãos competentes, permitiu a abertura da barra no Açu para o escoamento da água”, declarou a prefeita Carla Caputi.