×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Construção civil reage em Campos e Pelinca terá novo espigão de luxo

.

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
24 de março de 2024 - 8h01

A construção civil em Campos, um dos setores mais atingidos pela crise, vai se recuperando. A coluna anunciou, na edição anterior, dois empreendimentos de alto padrão no Parque Tamandaré. Agora, outro que será construído no final da Pelinca, com 14 andares. Três grandes casas foram compradas para dar lugar ao prédio.

Igreja Universal vai construir um novo prédio no local que abrigou o maior cinema de Campos
Há quase 30 anos, a Igreja Universal do Reino de Deus comprava o maior cinema de Campos, o Cine Goitacá, com capacidade para 8OO pessoas, transformando-o no seu maior templo na cidade. Uma década depois construiu a sua imponente Catedral na Beira-Rio. Agora, a Universal que continua sendo dona do prédio onde funcionou o Cine Goitacá, começa a desmontar a estrutura para erguer uma nova construção, que será ligada à igreja que hoje tem mais de 100 templos em Campos. Não há prazo para o início das obras.

Fotos: Arquivo Colunista/Divulgação

Entre talheres e detalhes o Jantar do professor Wainer
Noite de quinta-feira (21), e o secretário de Administração de Campos, professor Wainer Teixeira recebeu em sua casa alguns convidados para um jantar. Entre detalhes e talheres, o jantar cardapiou o ano político de 2024. Ele admitiu que sua candidatura a vereador está no forno, assim como a de outros presentes ao jantar, como a do subsecretário de Saúde, Marcos Gonçalves, e da médica Helen do Espírito Santo.

Na mesa, outros convidados como José Francisco Rodrigues, Fábio Paes e Marcelo Mérida, três presidentes da CDL. Também estavam o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, o diretor da Faculdade de Medicina de Campos, Edilbert Pellegrini, o presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes, Geraldo Venâncio e o empresário Joel Roncetti. Fechando a lista de convidados o prefeito Wladimir Garotinho.

O prato servido foi uma moqueca feita por Gustavo Araújo, o chef Gugu. Entre os ditos talheres, Wladimir se rendeu ao tempero e repetiu três vezes o prato (“Petáculo”)…

Dois fortes empresários da região investem em soja e criação de gado
Dois pesos pesados do setor de agronegócio na região, Gonçalo Meireles, em Macaé, e Willian Pritman, em Campos, ambos com investimentos altos no plantio de soja, agora voltam a focar também na pecuária de corte. Gonçalo é dono da Agropecuária Ipanema, um grupo poderoso do setor agropecuário, e, Willian Pritman não fica para trás, recuperou as fazendas que estavam nas mãos do Grupo J. Pessoa, e decidiu usá-las para área de pastagem. A pecuária de corte está em alta.

Aumenta a procura por fazendas de grande porte em Campos
Aumentou consideravelmente a procura por parte de investidores de diversas áreas do país em fazendas em Campos e na região. Esses grupos estão interessados em propriedades rurais grandes, com cerca de 200 alqueires. Boa parte das propriedades deste porte na área norte do município já foi vendida para grupos do Espírito Santos.

Líder de exportação de petróleo vai fazer novos investimentos no Porto do Açu
A Vast que lidera as exportações de petróleo no Brasil através no Porto do Açu, em São João da Barra, está empenhada, em diversificar seu portfólio de serviços, atendendo à crescente demanda por infraestrutura de movimentação de líquidos no Brasil. Entre os projetos inovadores estão o Terminal de Líquidos do Açu (TLA), que se posicionará como um hub de combustíveis marítimos.

Parque Eólico de Gargaú deve ser ampliado no curso de 2025
O único parque eólico do estado do Rio de Janeiro, no balneário de Gargaú, sendo o primeiro da região Sudeste, será ampliado em 2025. Hoje com 17 aerogeradores, produz em um dia 28 MW em energia, o que é suficiente para abastecer uma cidade com 80 mil habitantes. Ao todo, são 17 torres de 1,65 MW que integram o empreendimento, cada um com 120 metros de altura. As hélices construídas com fibras de vidro e carbono foram fabricadas na Dinamarca. O parque ocupa uma área de 500 hectares, porém, apenas 1,7 hectares de toda a área é usada, o que permitirá a expansão. Ela faz parte de um sistema de 28 parques eólicos que integram o Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) que produziram uma média de 433 megawatts de energia/dia.

Campos tem 50 sítios arqueológicos cadastrado pelo Iphan
Muitas pesquisas arqueológicas já foram realizadas em Campos. No Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA) e no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG), banco de dados do Instituto de Patrimônio Histórico e Artísticos Nacional (IPHAN), são apresentados 50 sítios no município. Alguns deles: o sítio cerâmico Fazenda Santa Rita; os sítios sambaquieiros, Sambaqui da Boa Vista, Sambaqui do Rio Petro e Sambaqui de Santo Amaro; o sítio Campos dos Goytacazes 4, composto por estruturas de uma antiga variante ferroviária da RFFSA; e o sítio histórico Doze Irmãos, composto por vestígios móveis como fragmentos de utensílios em faiança portuguesa, faiança fina, cerâmica vidrada, cerâmica de produção local/regional.

A história do peixe da Barra do Furado que conquistou o paladar da cantora Madonna em sua primeira turnê no Brasil
Em 1993, quando a cantora Madonna se apresentou pela primeira vez no Rio, em um show no Maracanã, ao término do espetáculo foi levada para jantar no então total sofisticado Antiquários, em Ipanema. No restaurante, ela aceitou a sugestão do chef que serviu um pargo, peixe de carne branca que era farto no litoral fluminense. Ela ficou apaixonada pelo sabor do peixe. O prazer foi tanto que chamou a atenção da imprensa. Quem fornecia pargo para o restaurante era o dono de barcos de pescas na Barra do Furado, em Campos. A foto de um pescador da Barra do Furado com um pargo na mão saiu no jornal O Globo com o título “O Peixe da Madonna”. Madonna volta a cantar no Rio em maio e, quem sabe, não volta a comer o peixe?