×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

A importância de um briefing bem estruturado para a execução do projeto residencial

Com mais de 10 anos no mercado, Arqtec conta com uma vasta gama de projetos residenciais e comerciais

Arquiteto em Destaque
Por Cíntia Barreto
24 de março de 2024 - 8h01

Construir a casa própria é o grande sonho de muitos brasileiros. Pensar como será o imóvel nos mínimos detalhes (e são muitos), além de ser o momento esperado para quem quer construir, é o primeiro passo para transformar esse sonho em realidade. Então, para dar início a esse processo, é necessária a realização de um briefing bem estruturado porque ele funciona como um mapa preciso que orienta todas as etapas do processo construtivo. Desde a delimitação dos desejos e preferências dos proprietários até a seleção dos materiais, cada aspecto é minuciosamente planejado e registrado neste importante documento. Por isso, é de grande importância que o cliente escolha bem a empresa que vai contratar, afinal, são os profissionais dessa equipe que vão concretizar esse grande sonho.

Com mais de 10 anos de atuação no mercado, a Arqtec conta com uma vasta gama de projetos residenciais e comerciais. Essa empresa tem como valor principal, a satisfação do cliente e a qualidade no desenvolvimento de cada construção. De acordo com o arquiteto, Ramon Quintanilha, cada projeto é pensado de forma única e exclusiva. 

“Para que tudo aconteça conforme planejado, contamos com uma equipe que cuida de todas as etapas do projeto, inclusive o acompanhamento do processo de aprovação junto aos órgãos competentes. É importante ressaltar que o gosto pessoal e a base de orçamento preestabelecidos pelo cliente serão sempre respeitados. Então, o primeiro passo é o briefing que é feito em uma reunião inicial onde entendemos as necessidades dos clientes. Nessa mesma reunião, explicamos como é feito nosso trabalho. São feitas muitas perguntas, por exemplo, local do terreno, endereço, se tem filhos, quantos quartos, se trabalham em home office, se gostam de receber amigos e familiares, etc. Ou seja, antes de elaborar um projeto residencial, detalhes minuciosos são pensados pela Arqtec”, ressaltou Ramon. 

O arquiteto também explicou outros detalhes a respeito da importância do processo. “Um briefing abrangente não apenas garante que as expectativas dos clientes sejam atendidas, mas também ajuda a evitar surpresas desagradáveis ao longo do caminho. Além disso, ele proporciona uma base sólida para uma comunicação eficaz entre todos os membros da equipe, promovendo a colaboração e a eficiência na execução do projeto residencial. Assim, investir tempo e esforço na elaboração de um briefing completo pode fazer toda a diferença entre uma construção bem-sucedida ou uma experiência frustrante para os futuros moradores. Este último não queremos jamais”, afirmou.

Foto: Marina Costa

Projeto residencial focado nos desejos do cliente
O projeto residencial tem como objetivo construir ou reformar imóveis para garantir conforto, segurança e funcionalidade para os moradores. Cada projeto é construído de acordo com os desejos do cliente. Entretanto, segundo a arquiteta Letícia Quintanilha, após a pandemia da Covid-19, é possível observar que muitas pessoas têm buscado o conforto como prioridade.

“Temos observado um interesse grande das pessoas por um ambiente confortável e que transmita paz. Uma busca maior por espaços que possam ajudar na concentração, como também um espaço de lazer dentro da mesma residência. Inclusive, algo que está em alta hoje é o Feng Shui, uma prática ancestral chinesa que mapeia o equilíbrio de energias. É uma ferramenta para ajudar a conquistar mais harmonia no lar. Nós estamos atentos aos interesses dos clientes”, explicou ela.

Para quem tem interesse na prática, Letícia destacou que essa tendência é aplicada nas casas desde a disposição dos móveis aos últimos detalhes, com cores, plantas e decoração. “A gente busca muito isso tudo dentro das propostas de projeto aqui do nosso escritório”, contou.

 Das residências pequenas às mais amplas, com arquitetura moderna ou clássica, com área de lazer completa ou apenas um jardim. Não há um modelo padrão. A partir dos desejos do cliente, nasce o projeto residencial.

“O foco é sempre o nosso cliente. E esse cuidado e atenção que nós, profissionais da Arqtec, temos é também uma forte característica da Vilarejo. Além de priorizar a qualidade no atendimento, a loja também  possui variedade de produtos para atender a todos os gostos e a todos os estilos. Então, é uma parceria forte”, destaca a arquiteta.