×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Bom Jesus do Itabapoana é assolado por enchente; tubulação de água transborda e afunda asfalto

Município registra segundo maior volume de chuva nas últimas 24 horas, em todo o Estado do Rio de Janeiro

Geral
Por Yan Tavares
23 de março de 2024 - 12h24

O município de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, foi assolado por uma forte enchente entre a noite de sexta-feira (22) e manhã deste sábado (23). As chuvas intensas, somadas ao rompimento de uma tubulação de água, deixaram a cidade inundada. Houve afundamento de asfalto e a região central esta ilhada.

Em videos nas redes sociais, moradores aparecem tentando salvar bens materiais e se deslocando em meio a ruas alagadas, bem como asfaltos com crateras em alguns pontos. Na última atualização do Climatempo, divulgada por volta das 10h deste sábado, Bom Jesus já registrava 271,8mm de chuva nas últimas 24 horas. É o segundo maior volume em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Em nota divulgada ainda na noite de sexta-feira, a Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana que a ruptura de uma importante canalização de água da Cedae no município, o trecho entre desde a Avenida Fassbender e a Avenida João Gomes de Figueiredo se tornou impraticável para o tráfego de veículos e pedestres.

A Polícia Federal (PRF) informou às 10h que a RJ-186 havia sido liberada parcialmente, mas o centro da cidade permanecia sem acesso.

Em Bom Jesus do Norte e Mimoso do Sul, municípios vizinhos situados no Espírito Santo, a situação e ainda mais agravante. Há registros de ruas inundadas carros submersos. Bom Jesus do Norte, por exemplo, já registrava 303,2mm de chuva por volta das 10h deste sábado.