×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

“Causos” sérios do BBB24

.

BLOG
Por Eliana Garcia
10 de março de 2024 - 9h00

A sister Fernanda do BBB24 foi extremamente preconceituosa em relação ao lugar de onde o “brother” Davi veio, bairro Cajazeiras, Bahia.

A fala foi tão grosseira e xenofóbica que causou revolta em baianos nas redes sociais. Tal frase é impossível de ser transcrita aqui por conta do adjunto adverbial de lugar empregado.

Logo após o ocorrido, a equipe do baiano publicou:

“Davi Brito é um representante do bairro de Cajazeiras, o maior bairro da América Latina, um lugar de diversidade, cultura e pessoas extraordinárias. Sua origem não merece ser alvo de desprezo ou preconceito”. (…)

“Nós, do Nordeste, valorizamos a diversidade e a riqueza cultural que cada indivíduo traz consigo. Nossa terra é feita de pessoas acolhedoras e respeitosas, e é exatamente isso que esperamos ver refletido em todas as esferas da sociedade, inclusive em programas de entretenimento.”

Um internauta escreveu: “Cajazeiras é um bairro enorme. Cheio de memórias, de um povo aguerrido, que não tem medo de viver. Xenofobia é crime e não gíria. Mexeu com o Nordeste, mexeu com todos.”

Inúmeras vezes, o programa BBB é criticado. Sabemos, entretanto, que esse jogo de convivência é um espelho da sociedade e, por isso, uma excelente oportunidade para o debate de temas importantes. E, ainda, para conscientização do respeito às pessoas e às origens de cada um.

Na região de Cajazeiras moram 198 mil pessoas, segundo informações da Prefeitura de Salvador. Quantas pessoas essa participante ofendeu diretamente!

Concordo inteiramente com as colocações dos baianos e fiquei pensando: diante de sua fala, em que “gaveta” a sister Fernanda caberia?

Os “causos” do BBB24, na maioria das vezes, são sérios. Muito sérios! Não economizemos reflexões!