Uma alteração feita pela Prefeitura de Campos em um trecho da Avenida Arthur Bernardes tem afetado pessoas que utilizam o local para a prática de esportes ao ar livre e causado reclamações. Leitores relataram ao J3News que foram instaladas placas na via, entre a rotatória do antigo Trevo do Índio e a Avenida José Alves de Azevedo (Beira-Valão), proibindo o estacionamento de veículos.
O espaço é utilizado diariamente por pessoas que fazem caminhadas e praticam esportes como corrida e ciclismo. A restrição para estacionar tende a diminuir o fluxo de pessoas no local, como destaca o treinador de corrida Douglas Rocha:
“Dou aula na Arthur Bernardes há 10 anos. É um dos poucos pontos de prática esportiva que a gente tem em Campos. Atendo ali quase 100 alunos e sempre foi um dos melhores lugares da cidade para a gente correr. Inclusive, a Arthur Bernardes já foi considerada a Via Esporte da cidade, um local apropriado para fazer atividade física. Agora, o IMTT (Instituto Municipal de Trânsito e Transporte) quer proibir as pessoas de praticar esporte e impedir o município de ter saúde, qualidade de vida”, pontua.
Ele relata que a Guarda Civil Municipal visitou o local recentemente, com o intuito de confirmar a proibição e aplicar multas em quem tiver descumprindo a nova determinação:
“Ali na Arthur Bernardes, por dia, são mais de 1.500 pessoas praticando corrida, caminhada, treinamento funcional. E ali é o único ponto da via que se consegue parar e estacionar tranquilamente para isso. A Guarda já foi ali algumas vezes tentar multar as pessoas e a gente está sempre conversando. Estamos pedindo para que sejam retiradas as placas do local. Não agrega em nada no trânsito, não vai fazer nenhuma melhoria. Apenas vai prejudicar o munícipe, porque ele vai ter um espaço a menos para praticar esporte”, concluiu.
Arquiteta e corredora na cidade, Anna Alice Vasconcellos reforça a crítica. “Corro ali na Arthur Bernardes e estou indignada com isso, porque ali é um dos poucos lugares que a gente tem para correr na cidade. E não só pessoas que correm, tem senhoras que caminham, gestantes que caminham durante o dia. A proibição do estacionamento na lateral da via é um absurdo, porque se não puder estacionar ali, não tem como ninguém ir para lá praticar esportes. Proibir de estacionar ali é impedir que se tenha qualidade de vida”, declarou.
A reportagem do J3News entrou em contato com a Prefeitura em busca de um posicionamento, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.