×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Fiocruz divulga edital para processo seletivo de Mestrado em Saúde da Família

Inscrições estão abertas para curso gratuito até o dia 19 de fevereiro; ao todo, 500 vagas são oferecidas

Blog dos Jornalistas
Por Blog dos Jornalistas
9 de fevereiro de 2024 - 12h55

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, Rio de Janeiro

Está no ar o edital de seleção para o mestrado profissional em Saúde da Família (Profsaúde/MPSF) 2024. O curso é gratuito, oferecido na modalidade híbrida, com nove encontros presenciais e atividades desenvolvidas à distância, totalizando 975h de carga horária. Para se candidatar, os interessados devem estar atuando na Estratégia Saúde da Família/Atenção Primária à Saúde (ESF/APS) para desenvolver a formação.

Nesta seleção são oferecidas 500 vagas, sendo 50% delas para ampla concorrência e 50% para médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), tutores do Programa Mais Médicos pelo Brasil (PMpB) e residentes cursando o 2º ano de residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC).

A chamada é realizada pelo Profsaúde/MPSF em conjunto com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), e em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps/MS).

Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaúde/MPSF) é um programa de pós-graduação oferecido por uma rede nacional constituída de 45 instituições públicas de ensino superior (IES) lideradas pela Fiocruz e Abrasco.

Divulgação

Trata-se de uma estratégia de formação que visa atender à expansão da graduação e pós-graduação no país, bem como à educação permanente de profissionais de saúde com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde, à Gestão em Saúde e à Educação. 

Para concorrer às vagas, é necessário ter diploma de graduação reconhecido pelo MEC em áreas relacionadas diretamente à saúde, como assistentes sociais, profissionais de educação física (bacharelado), enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, cirurgiões dentistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais (Conselho Nacional de Saúde – CNS; Resolução nº 287/1998); e também profissionais graduados em Saúde Coletiva (portaria nº 772/2018 – MEC – Reconhecimento do curso de Saúde Coletiva). 

Mais informações pelo site: https://profsaude-abrasco.fiocruz.br/

Fonte: Ascom