×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Adventure Run: esporte, turismo e sustentabilidade

Primeira etapa de trail running em Campos, em 2024, acontece no mês de abril, em Lagoa de Cima

Clube J3news
Por Yan Tavares
4 de fevereiro de 2024 - 5h01
Fotos: Divulgação

Com a proposta de ir além do esporte, abordando, ainda, o fomento ao turismo e à sustentabilidade em Campos e região, o Aventure Run chega à sua terceira edição este ano. O evento tem o objetivo de disseminar a cultura do trail running (corrida em trilhas) no Norte Fluminense e terá sua primeira etapa no dia 7 de abril, em Lagoa de Cima, com o apoio do J3News.

Já consolidado como o maior circuito de corrida do Norte Fluminense, o Adventure Run chega este ano com o intuito de não só incentivar a prática esportiva, como proporcionar novas experiências aos amantes do trail running. Esta edição será realizada em quatro etapas, todas em pontos turísticos da cidade: duas em Lagoa de Cima, uma no Morro do Itaoca e outra em Rio Preto.

Participação|São esperados atletas de vários estados

“A expectativa para a 1° etapa do Circuito Adventure Run é grande, estamos trabalhando duro para ser uma prova linda. E para que os aventureiros presentes tenham uma experiência incrível com belas paisagens e tudo que o trail running pode proporcionar”, destacou o treinador de corridas Douglas Rocha, organizador do evento, através da Veloz Assessoria Esportiva.

Com percursos de 6km, 12km e corrida kids, as inscrições para a etapa inaugural da 3ª edição do Adventure Run estão abertas, porém com 40% das vagas já preenchidas. Os interessados podem se inscrever pelo site do evento (adventurerun.com.br) ou pelo WhatsApp da organização: (22) 99854-3418.

“Cada atleta escolhe seu percurso, mas indicamos sempre provas curtas para iniciantes e velocistas, e as mais longas para atletas com experiência no trail running”, pontuou Douglas.

Última edição|Evento movimentou Lagoa de Cima

A disputa atrai competidores de toda a região. Entre eles, o atleta Pablo Maia, de São Fidélis. “Sou corredor de rua e costumo participar de provas rápidas e no asfalto. Será a minha primeira experiência no trail running. Fiz alguns treinos em terrenos irregulares, com subidas e na lama, um pouco do que temos na prática esportiva e me apaixonei. Ansioso para esta prova que será uma experiência diferente para mim”, diz o atleta, que vai correr o circuito de 6km.

Já o campista Douglas Lopes, vai para a sua terceira participação no Adventure Run e destaca a relevância que a iniciativa vem ganhando:
“É o meu terceiro ano. Participo desde a primeira edição. Na verdade, comecei a correr no Adventure Run. Através dele, comecei a praticar e gostar mais do esporte, que vem crescendo em larga escala na região. Vejo o trail running como um dos esportes mais democráticos, porque necessita de um investimento baixo para começar, facilitando o acesso”, comenta.

Douglas revela que sua preparação é composta de muito treino, com os intervalos corretos de descanso e uma boa alimentação. “E o principal: foco no projeto, que não se trata apenas de uma corrida de rua. Trata-se de um desafio muito maior, com subidas, descidas e diversos obstáculos. É uma prova diferente do que se está acostumado a ver na maioria dos lugares. E que surpreende, porque, para muitas pessoas, Campos é só planície. E a gente tem diversos pontos turísticos do município que se transformam em várias trilhas para o Adventure Run”, diz. Douglas é também coordenador comercial da Giga+, parceira do evento, assim como o J3News. E completa:
“Expectativa alta para o evento deste ano, que já chega com uma bagagem após dois anos de realização e deve receber pessoas de vários estados. Importante que o Adventure ganhe visibilidade, porque promove o esporte, lazer e turismo e faz com que o município seja referência no trail running em todo o Estado do Rio de Janeiro”, destaca.

Preocupação|Troféus são feitos de madeira sustentável e certificada

Sustentabilidade
Organizador do Adventure Run, o treinador de corridas Douglas Rocha chama atenção ainda para o fato de que a realização do evento esportivo neste ano tem entre os focos abordar a importância das práticas de sustentabilidade e ESG. A sigla (Environmental, Social and Governance, em inglês) significa Ambiental, Social e Governança, e engloba um conjunto de práticas voltadas à preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial. Os troféus do Adventure Run, por exemplo, são feitos de madeira sustentável, certificada pelo FSC – que atesta que a madeira foi adquirida de fornecedores que adotam boas práticas ambientais, sociais e econômicas.

Além da etapa do dia 7 de abril, em Lagoa de Cima, o Adventure Run já tem programação para o ano todo, com as datas confirmadas para as outras três corridas em trilhas a serem realizadas em Campos neste ano: 23 de junho, novamente em Lagoa de Cima; 1º de setembro, no Morro do Itaoca; e 10 de novembro, em Rio Preto.