×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Região do Farol de São Thomé, em Campos, vai contar com dia de visita e pesquisa ambiental

O chamado GeoDia compartilha conhecimentos sobre Geociências em sítios com relevância científica, educativa e turística

Meio Ambiente
Por Redação
17 de janeiro de 2024 - 8h19
Parque Estadual Lagoa do Açu, em Farol de São Thomé, Campos (Arquivo)

Equipes do Centro de Educação Ambiental (CEA) Prata Tavares, ligado à Subsecretaria de Meio Ambiente, e do Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro realizarão no próximo sábado (20), na Praia do Farol de São Thomé, a 16ª edição do GeoDia. Os interessados em participar devem se inscrever AQUI. As vagas são limitadas.

A atividade ocorrerá das 9h30 às 13h, dividida em duas partes devido ao longo trajeto. A primeira parte será de caminhada guiada, começando no estande do Meio Ambiente e indo até o Farol, passando pelo local de desembarque dos barcos pesqueiros.

Terminal pesqueiro na Praia do Farol de São Thomé (Secom/PMCG)

“Na área de desembarque dos barcos de pesca, poderemos observar o incrível processo de atracamento por tratores, além de observarmos o belíssimo Farol que dá nome à localidade, construído em 1877”, adiantou o coordenador de Educação Ambiental do CEA, Júlio Carlos da Silva Júnior.

A segunda parte do GeoDia ocorrerá por meio de ônibus do Farol em direção a Área de Preservação Ambiental (APA) do Lagamar. “A APA do Lagamar abriga importante ecossistema lacustre, com fauna e flora preservadas, tornando esta área de grande valor ecológico”, disse Júlio Carlos, informando que as equipes que acompanharão as atividades são formadas por professores e pesquisadores de universidades e do município.

Parque Estadual Lagoa do Açu, em Campos, RJ (Arquivo)

Atividades

GeoDia é o nome atribuído às atividades organizadas para compartilhar conhecimentos sobre Geociências em sítios com relevância científica, educativa, turística ou outra. Nela, moradores, estudantes, professores, ambientalistas, autoridades, empresários ou mesmo visitantes ocasionais realizam caminhadas guiadas por áreas naturais, onde é possível entender e observar a origem e dinâmica de sistemas relativos ao meio abiótico do planeta, a Geodiversidade.

Fonte: Secom/PMCG