×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Crianças internadas em unidade hospitalar do RJ recebem brinquedos de Natal

Ação solidária aconteceu no Hospital Estadual Alberto Torres, na capital

Comportamento
Por Redação
22 de dezembro de 2023 - 8h17

A rotina das crianças internadas na pediatria e no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, deu lugar ao espírito natalino. Nesta quinta-feira (21), a primeira-dama do estado do Rio de Janeiro, Analine Castro; as secretárias de Estado de Saúde, Claudia Mello; e da Mulher, Heloísa Aguiar; fizeram uma visita à unidade e distribuíram brinquedos, além de levarem mensagens de esperança, motivação e recuperação aos pacientes. O HEAT é especializado no atendimento de alta complexidade a pacientes com múltiplos traumas, conta com tecnologia de ponta e é referência no Rio de Janeiro quando o assunto é salvar vidas. No ano passado, a unidade atendeu 57 mil pacientes nos setores de urgência e emergência, centro de trauma e ambulatório de pós-operatório.

Papai Noel e os personagens Mickey e Minnie arrancaram sorrisos dos pequenos em tratamento nos leitos do HEAT que, por alguns minutos, viveram o encantamento natalino. A visita também contou com a participação de cerca de 20 funcionários do hospital que contaram para internados músicas que exaltavam conforto, alegria, fé e amor à vida.

Divulgação

“Esse tipo de ação traz ânimo e fé. A música tem o poder de cura e transforma o ser humano, favorecendo seu tratamento. É nítido ver o amor dos profissionais na luta diária pelo outro. O trabalho de vocês é carregado de sentimento e carinho”, disse Analine Castro.

A secretária de Estado de Saúde também ressaltou o trabalho feito pelos funcionários do hospital na recuperação dos pacientes e destacou a importância do evento.

“O dia a dia dos funcionários é feito de muita luta e garra. São estes ingredientes que fazem a diferença na hora de salvar vidas. A ação de hoje, com a distribuição de presentes e o encantamento com figuras natalinas, representa a esperança de dias melhores”, frisou Claudia Mello.

As crianças das enfermarias e do CTI ganharam bola, boneca, carrinhos e jogos educativos em alusão. Papai Noel, Mickey e Minnie arrancaram sorrisos dos pequenos em tratamento. Assim foi com Ana Luiza Camin, de 7 anos, que está em tratamento contra uma pneumonia.

“Tudo isso é incrível e anima as crianças, as mantêm alegres e faz acender a chama do espírito natalino, em um momento tão importante na vida deles”, explicou a enfermeira Jaqueline Oliveira, de 24 anos, mãe de Ana Luiza.

O diretor do HEAT, Raphael Riodades, reforçou que o hospital recebe muitas crianças queimadas, com traumas e outros problemas. A presença de Papai Noel e da música reforçam a superação, traz paz e alegria aos internos.

Em 2022, o Hospital Estadual Azevedo Lima atendeu mais de 57 mil pacientes nos setores de urgência e emergência, centro de trauma e ambulatório de pós-operatório. Foram mais de 490 mil exames laboratoriais e 50 mil de imagens, entre eles de tomografia computadorizada e ressonância magnética. No mesmo período, a unidade também realizou mais de 15 mil cirurgias, entre urgência e emergência, urgência programada, ambulatorial, ortopédica, neurocirúrgica e de grandes queimados.

Fonte: Secom