×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Empresários, políticos e amigos de Renato Abreu lamentam sua morte

Trajetória profissional do criador do Grupo MPE é elogiada, além de suas relações de amizade e familiares; corpo será sepultado em Niterói

Gente
Por Redação
30 de novembro de 2023 - 12h10
Renato Abreu concede entrevista durante os 10 anos do J3News, em 2022 (Arquivo)

A morte do empresário e presidente do Grupo MPE, Renato Abreu, aos 77 anos (leia aqui), na madrugada desta quinta-feira (30), em São Paulo, causou comoção de parentes, amigos, empresários e políticos de Campos dos Goytacazes e São Fidélis, sua terra natal. A reportagem do J3News recolheu alguns depoimentos acerca da perda de Renato Abreu.

A foto em destaque de Renato Abreu é de uma entrevista concedida à J3News TV, em julho de 2022, nos festejos pelos dez anos do sistema de comunicação que passou a se chamar J3News. Na ocasião, o empresário falou ao repórter Ocinei Trindade sobre agronegócios, investimentos em diversos lugares do Brasil, política, economia e também sobre meio ambiente.

O médico e diretor-presidente do Grupo IMNE, Herbert Sidney Neves, se manifestou sobre a morte do empresário. “A perda do Renato Abreu é de se lamentar, não só pela pessoa que era, mas por tudo que ele fez em termos de comercialização no crescimento de Campos. Era uma pessoa admirável que tinha um objetivo muito maior para o futuro e, que, infelizmente, Papai do Céu decidiu levá-lo precocemente”.

O diretor do J3News, Fabio Paes, se solidarizou. “Meus sentimentos à família, amigos e aos colaboradores. Grande perda para nossa região”, declarou.

O jornalista Aloysio Balbi, amigo próximo a Renato Abreu, lamentou a morte do empresário: “Todo mundo perdeu. O Rio de Janeiro, São Fidélis, Campos. Ouso dizer que o Brasil perdeu, pois Dr. Renato era um múltiplo empresário. Tinha fazendas marinhas de camarão na Bahia, aeroporto no interior paulista, plantava soja no Mato Grosso. Com sua empresa de construção civil, construiu as usinas Angra 1, Angra 2, Angra 3. Então, o Brasil todo perde. Nesses anos todos, eu nunca vi um melhor empreendedor cultural. Ele ganhou até prêmio no Teatro Municipal há dez anos no Rio, como empreendedor cultural do ano. O Dr. Renato investia em literatura, música, teatro. Estava fazendo um teatro e um museu em Puresa, São Fidélis. Era uma pessoa de várias faces, todas boas. Quando eu falo que a economia perdeu, eu estou do outro lado da moeda falando também de cultura que perde muito. Pessoalmente, é a perda de um irmão mais velho”, declarou.

O vice-prefeito de Campos, Frederico Paes, amigo e parceiro de Renato Abreu, se manifestou em nome da Coagro, empreendimento sucro-alcooleiro de Campos, com uma nota de pesar. “A Coagro, diretoria e associados apresentam os mais profundos sentimentos de pesar aos familiares e amigos pelo falecimento do nosso querido Renato Abreu. Que Deus possa confortar à sua família neste momento de perda de uma pessoa tão querida para todos nós”, publicou. Em uma rede social, Frederico Paes destacou:

“Lamento profundamente a perda de um grande amigo e visionário. Ele era mais do que um líder de negócios para mim, era um farol de inovação e perseverança, alguém que inspirou não apenas aqueles que trabalhavam com ele, mas também toda uma geração de empreendedores. Sua visão inigualável e sua capacidade de ver além do imediatamente aparente eram marcas registradas de seu espírito empreendedor. Ele era conhecido por sua habilidade de transformar ideias complexas em realidades impressionantes, sempre com um olhar para o futuro e para o potencial inexplorado”, disse.

Em São Fidélis, amigos e empresários de Renato Abreu também se manifestaram. “Renato foi referência de otimismo, uma pessoa família, um grande amigo, amante da pesca, apaixonado por São Fidélis, visionário, um cara fora da curva, provavelmente um QI acima de 180. Brincava com ele: deixa eu respirar um pouquinho desse ar que você respira para eu adquirir essa sabedoria. Vai fazer muita falta, mas seria muito egoísmo da nossa parte. Vá com Deus, mas com a certeza que ficará para sempre em nossos corações”, disse a empresária Shirlle Barroco.

O empresário João Barroco também comentou sobre a perda do amigo. “Quero registrar nesse momento a perda irreparável de um amigo de qualidade. Renato foi um exemplo de família, de praticar o bem. Agradeço o privilégio de ter sido seu amigo e aprendido muito com ele. Vai fazer muita falta”.

O velório do corpo de Renato Abreu está marcado para sexta-feira (1º), no Cemitério Parque da Colina, em Niterói, onde acontecerá uma missa de corpo presente.

LEIA TAMBÉM

Morre o empresário Renato Abreu, presidente do Grupo MPE