×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Petrobras é homenageada na Alerj pelos 70 anos de criação

Cerimônia no Palácio Tiradentes contou com a presença do presidente da empresa, Jean Prates

Patrimônio
Por Redação
10 de outubro de 2023 - 7h55

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou uma solenidade, nesta segunda-feira (9), para homenagear os 70 anos da Petrobras, comemorado neste mês. A cerimônia foi realizada no Plenário do Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento, e contou com a presença do presidente da empresa, Jean Prates.

A Petrobras foi criada em 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, como resultado da campanha popular “O Petróleo é Nosso”, que debatia como deveria ser feita a exploração do petróleo no Brasil. Hoje, a empresa é uma das maiores do mundo na área de energia, principalmente de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados. A empresa também se consolidou como a maior do país, cujo valor de mercado hoje ultrapassa R$ 470 milhões.

“A Petrobras foi criada nesta Casa Legislativa, que abrigava na época o Congresso Nacional, e foi uma decisão de entender que criar uma empresa de petróleo no Brasil era largar o monopólio do café e partir para um projeto de industrialização do país. Então, ao longo destes 70 anos, eu acho que nós temos muitas razões para comemorar,” afirmou a deputada Martha Rocha (PDT), responsável pela iniciativa da homenagem e que também presidiu a cerimônia.

A parlamentar destacou, ainda, a relevância da petrolífera para o Estado do Rio de Janeiro. “O Rio de Janeiro detém 8% de jazidas de petróleo de todo o território nacional e 60% das jazidas de gás. Além disso, a Petrobras investirá R$ 1,7 trilhão no Programa de Aceleração de Crescimento e por isso é importante que o Estado do Rio esteja no radar, para que a gente possa ter um novo ciclo de reindustrialização com estes novos postos de trabalho e garantia da energia e da sustentabilidade” pontuou Martha.

Uma sede adaptada ao futuro

O presidente da Petrobras aproveitou a ocasião para anunciar a retomada e revitalização de uma sede carioca da Petrobras. “É uma honra participar dessa celebração que acontece justamente na casa do povo, o Palácio Tiradentes, que também guarda toda a história da Petrobras. Aproveitamos para anunciar que o Edifício Sede da Petrobras (Edise), que estava fechado desde 2021, será retomado como o primeiro ambiente de trabalho adaptado para futuras gerações. Essa ação será importante também para a revitalização do Centro do Rio, onde temos duas sedes, uma na Rua do Senado e a que será reaberta, na Avenida Chile,” destacou Prates.

Também estiveram presentes no evento o Secretário de Economia e Energia do Mar, Hugo Leão; o vice-presidente da Firjan, Celso Mattos; o Secretário da Federação Nacional dos Petroleiros, Adaedson Costa; a Prefeita de Quissamã, Maria de Fátima; entre outros.

Fonte: Alerj