×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Voos entre Campos e Rio de Janeiro suspensos até março de 2024

Rota para Campinas permanece com voos comerciais do Aeroporto Bartolomeu Lisandro. Viagens para o RJ foram suspensas desde o último domingo.

Geral
Por Yan Tavares
3 de outubro de 2023 - 17h03
Foto: Divulgação/Azul

Os voos comerciais entre Campos e o Rio de Janeiro devem seguir suspensos até 30 de março de 2024. Essa é a atual previsão, segundo a Infra Operações Aeroportuárias, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Bartolomeu Lisandro.

A empresa informou, em nota, que esse é período definido previamente pela Azul Linhas Aéreas, para a suspensão de voos do Aeroporto Santos Dumont para o Bartolomeu Lisandro, em Campos. A Azul decidiu por interromper a rota, a partir de limitações impostas pelas Secretaria de Aviação Civil ao aeroporto carioca.

Porém, haveria a opção de realocar os voos para o Aeroporto Internacional do Galeão. Ainda assim, a empresa optou por suspender as viagens. Outras seis cidades no país foram afetadas. Em Campos, ainda há uma linha comercial disponível: Campinas, em São Paulo. Quem precisar sair de Campos viajando de avião, tem necessariamente que ir ao Aeroporto Internacional de Viracopos.

Em uma rápida pesquisa no site da Azul, já é possível notar a mudança. Quando se pesquisa por uma passagem de Campos para o Rio de Janeiro, é disponibilizada uma viagem com conexão no Viracopos. Assim, o passageiro tem que ir até Campinas, para depois voltar em outra aeronave até o Rio.

Em nota, a Infra esclareceu que o Aeroporto Bartolomeu Lisandro segue reunindo condições de receber o quantitativo de voos comerciais que vinha acontecendo anteriormente:

“A Infra, concessionária responsável pela administração do aeroporto de Campos desde 2019, esclarece que a decisão pela suspensão dos voos é estritamente da companhia aérea diante do novo cenário e, portanto, não há qualquer relação com a infraestrutura aeroportuária que se mantém plenamente apta para atender possíveis demandas de novos voos saindo da cidade”, afirmou.

A empresa destacou ainda, que está engajada junto às autoridades municipais, visando um melhor atendimento à região. “O Aeroporto, em articulação com as autoridades municipais, segue interagindo com a Azul a fim de obter uma posição sobre as perspectivas para o atendimento à Região.

Ainda segundo a Infra, a suspensão de voos comerciais do Santos Dumont significa uma redução de 30% dos passageiros da aviação regular e cerca de 10% da movimentação total do Aeroporto Bartolomeu Lisandro.

Posicionamento da Prefeitura:

A Prefeitura de Campos divulgou uma nota, nesta terça-feira (3), se posicionando sobre a situação e definindo a suspensão dos voos comerciais para o Rio de Janeiro como obstáculo preocupante para o fortalecimento da economia local. O governo municipal declarou ainda, que recebeu com surpresa a decisão tomada pela Azul. Veja a nota na íntegra:

O atual governo municipal tem colaborado, de forma decisiva, para o fortalecimento da economia local, recolocando Campos como protagonista no cenário estadual e nacional com índices que fazem a cidade despontar, por exemplo, na geração de empregos e na atração de novos investimentos.

No momento em que a gestão pública e o setor produtivo dialogam e se unem em busca de alternativas para seguir o caminho do crescimento, a suspensão dos voos diretos entre Campos dos Goytacazes e o Rio de Janeiro surge como obstáculo preocupante a essa retomada. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foi surpreendida com a decisão, pois nos últimos meses, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), vinha mantendo contato permanente com a concessionária que administra o Aeroporto Bartolomeu Lisandro e com a empresa área Azul, com objetivo de ampliar a oferta de voos para atender toda a região. A motivação da suspensão das operações pela empresa Azul em Campos está diretamente ligada a mudanças de legislação referente aos aeroportos Santos Dumont e Galeão.

Com diálogo e união dos esforços do poder público e da iniciativa privada vamos buscar reverter essa situação e fazer com que o município de Campos siga avançando.”

Manifestação da CDL:

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos se manifestou, no último domingo (1º), contra a medida adotada pela Azul Linhas Aéreas. Confira aqui.