O Goytacaz enfrenta o Duque de Caxias às 15h deste sábado (30), no estádio Ary de Oliveira e Souza, em confronto válido pela quarta rodada da Série B1 do Campeonato Carioca. Se vencer, o Alvianil pode assumir uma vaga no G-4 da 3ª divisão estadual. Os ingressos estão sendo vendidos no Aryzão, no valor de R$20.
A equipe comandada pelo técnico Luciano Quadros chega ao embate invicta. Com uma vitória e dois empates, o Goyta soma pontos e ocupa o sétimo lugar na tabela. A diferença é de apenas um ponto para o Serrano e o Duque, terceiro e quarto colocados, respectivamente.
“Um compromisso muito difícil e muito importante, contra uma bela equipe, com jogadores bastante rodados no futebol do Rio de Janeiro. Teremos que fazer o nosso melhor para ter uma boa atuação novamente e alcançar mais uma vitória e nos firmar na briga pelas quatro posições”, enfatizou Luciano Quadros, em entrevista ao J3News.
O time da Rua do Gás bateu o São Gonçalo, fora de casa, por 2 a 1, na última segunda-feira (25). Brian e Felipe Augusto marcaram os gols da vitória. Na rodada anterior, também jogando longe do seu torcedor, o Alvianil empatou em 1 a 1, desta vez contra o Friburguense.
A expectativa de Luciano Quadros é de que os três jogos de invencibilidade e os dois bons resultados fora, aproximem o torcedor do clube:
“Natural (o recente afastamento da torcida). Foi feito muita coisa ruim recentemente. Precisa resgatar a credibilidade. Agora, especialmente depois desses dois jogos fora de casa, com uma vitória e um empate, acredito que a torcida já começa a confiar que pode dar certo esse ano”, disse o comandante.
Quadros destacou ainda a força que sempre viu na torcida alvianil. “É um clube diferente, tem uma chama diferente, nenhum dos outros times em que trabalhei pelo futebol carioca tem esse afã de torcedor. É uma torcida apaixonada, exigente.
Montagem de elenco e evolução do grupo:
O Goytacaz anunciou, nesta sexta-feira (29), a contratação do meia Pedro China. O clube informou nas redes sociais que trata-se do último reforço trazido por indicação do técnico Luciano Quadros.
“Trouxemos 12 jogadores por indicação minha. Apenas dois trabalharam comigo. Os outros 10, foram atletas que já enfrentei e sei da qualidade. É uma equipe em construção, praticamente fazendo uma pré-temporada em meio aos jogos. O grupo tem se mostrado muito dedicado, comprometido, entendendo aquilo que a gente quer fazer tanto com a bola quanto sem”, enfatizou Quadros.
Desafio e expectativa na briga pelo acesso:
Se vencer neste sábado, o Goyta não só conquista a primeira vitória em casa na B1, como pode entrar no G-4 e se firmar de vez na briga por uma vaga no mata-mata, de olho no acesso à Série A2. Os dois finalistas da terceira divisão, disputam a Segundona em 2024.
“É uma disputa dura, difícil, com vários times competitivos, organizados, que investiram também. Resultado (vitória sobre o São Gonçalo fora de casa) foi importante para nos solidificar como grupo e agora é trabalhar cada vez mais convicto de que aquilo que estamos fazendo é para o bem do time e colocar o clube brigando na parte de cima da tabela”, afirmou Luciano Quadros.
Características da equipe para buscar o acesso:
Com vasta experiência no futebol carioca, o treinador Luciano Quadros já tem em mente os principais fatores que podem ser decisivos no time para levar o Goyta ao acesso:
“Jogadores já puderam desenvolver um pouco mais da parte física, que nós estamos trabalhando muito para deixar o grupo com a força necessária e podermos ser a equipe que pretendemos dentro da competição: muita movimentação, mobilidade e aguerrida, com muita força de marcação. Para isso, essa base física forte é essencial”, analisou.
Experiência e trajetória vitoriosa recente:
Natural de Porto Alegre (RS) e hoje com 49 anos, Luciano Quadros foi campeão da Copa Rio com o Bonsucesso em 2019, levou o Sampaio Corrêa à Seletiva da Série A do Campeonato Carioca no ano seguinte e em 2021, foi campeão da Taça Corcovado (2º turno) e vice-campeão da Série A2.
Em 2021, conquistou o acesso à elite do futebol sergipano com o Falcon, quando o clube tinha apenas um ano de existência. Já na temporada seguinte, foi vice-campeão da Série A Estadual com a jovem equipe. Em 2023, levou a equipe sergipana à segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Agora, chega ao Goytacaz para tentar recolocar a agremiação na Série A2 do Campeonato Carioca.