Por Ocinei Trindade
O videomaker Gabriel Trindade se prepara para estrear uma nova coluna no site J3News, no dia 17 de setembro. Ele vai produzir conteúdos para o online, além de movimentar as redes sociais jornal. O que estiver em alta nos trends (conteúdos virais na web), será destaque nos posts, com abordagem leve, divertida e interessante. O jovem de 27 anos confessa se divertir com burburinho e agitação, seja no cotidiano ou na Internet. Em 2019 e 2020, Gabriel assinou uma coluna de moda no Jornal Terceira Via e diz estar contente por voltar ao Sistema de Comunicação J3News. “Fiquei feliz com o convite do diretor Fábio Paes para o projeto”.
No Instagram, o videomaker é conhecido como @gabrieltrindads. São seis anos de atividades profissionais, criando conteúdos em mídias digitais para diversos clientes. Nascido em São Gonçalo, Região Metropolitana, em 1996, o inquieto pisciano já viveu em diversas cidades, incluindo Aracaju, capital sergipana, de onde vem sua origem paterna. Lá, chegou a cursar arquitetura, mas não se identificou. O audiovisual acabou fisgando-o para uma série de trabalhos que começaram quase por acaso.
“Sempre gostei de câmeras, estar diante e por trás das lentes. Tudo começou com a influencer Juliana Ribeiro, parceira de muitos anos em vários trabalhos. Juntos, produzimos peças publicitárias para diversos clientes. Acho que ajudamos a mudar a forma como eram feitos os vídeos para mídias sociais em Campos. Antes, não se fazia uma sequência de stories no Instagram, com produção de luz e com storytelling. Fomos os primeiros a adotar essa técnica em publicações por aqui. Meu trabalho com Juliana foi uma virada de chave, considero. Ela é musa”, diz.
Gabriel se ausentou de Campos na última semana e incluiu mais trabalhos interessantes no currículo. Ele esteve em São Paulo para acompanhar o médico campista e ex-BBB, Fred Nicácio, que atuou na cobertura do festival The Town, em Interlagos.
“Ajudei a criar conteúdo e a editar vídeos para algumas das mídias do Fred Nicácio. Ele cobriu o festival de música internacional para o site GShow e teve projeção no Globoplay e no Multishow. Faz poucos dias, também, que acompanhei o arquiteto Lucas Barbosa na CASACOR do Rio de Janeiro. Produzimos conteúdos que ficaram bem bacanas”, revela. Eventos como estes fazem parte da pauta que Gabriel quer destacar nas postagens do site e do Instagram do J3News:
“Se a coluna estivesse no ar neste momento de entrevista, eu destacaria no J3News o que rolou de repercussão nas mídias sobre o The Town, além do atropelamento envolvendo o ator Kayky Brito e a agressão homofóbica ao ator Victor Menyel. Queremos abordar temas que estejam no foco do interesse de internautas e de consumidores de conteúdos rápidos. Estou feliz e animado com esse novo projeto. É muito interessante a proposta do diretor Fábio Paes. Sem querer dar spoiler, vou usar temas de destaque de forma atraente. As pessoas gostam de consumir coisas rápidas nas redes. O que causar burburinho nas redes, estará na pauta”, diz.
Experiência e inspiração
Em 2019 e 2020, Gabriel Trindade experimentou um pouco da rotina jornalística com a coluna de moda no Jornal Terceira Via. Minha rápida passagem pela empresa me ensinou muita coisa que desconhecia. Aprendi a lidar com copy e toda a logística; como funciona um jornal e uma redação com diferentes profissionais e funções. Foi muito importante para mim, porque o jornal tem peso e abre portas. Isto auxiliou a criar mais relevância para o que eu produzia para mídias digitais”, conta.
Gabriel Trindade diz que suas redes sociais costumam passar por renovações. “Há um estilo que gosto de cultivar no Instagram, paleta de cores. Dependendo do momento, as imagens são apagadas e substituídas. Considero isto uma atualização permanente”, comenta.
O digital influencer e jornalista Hugo Gloss também é uma referência para Gabriel. “Considero-o um grande profissional que inspira formadores de opinião e produtores de conteúdo em mídias digitais. “Ele tem muito critério nas divulgações de posts, além de network muito boa e credibilidade. Apesar de admirá-lo, procuro me inspirar em mim, primeiramente, para desenvolver bons trabalhos”.
Parcerias importantes
Como profissional do audiovisual, Gabriel Trindade diz procurar se adaptar sempre à tecnologia. “Confesso que uso cada vez menos câmeras fotográficas. Opto pelo aparelho celular e uso uma boa luz. Estou sempre atento à inovação da fotografia. Fui o primeiro a usar bastão de led na cidade, por exemplo. Ter uma boa luz ajuda muito no resultado das imagens”, afirma.
Entre as atividades de videomaker mais recentes, Gabriel destaca alguns vídeos produzidos para a empresária e influenciadora carioca Carol Ramiro. Ele ainda cita as parcerias duradouras com o fotógrafo e empresário Gabriel Farath, além da consultora de imagem Priscyla Bezerra.
“Com a Priscyla fiz meu primeiro trabalho com editorial de moda em Campos, há mais de seis anos. Foi incrível estar com ela, pois abriu a minha cabeça. Lembro até hoje do primeiro ensaio. Ela usava uma saia de estampa de onça, top verde flúor e camisa branca. Pessoas que são destaques nas redes, com certeza estarão nas nossas postagens para o J3News”, finaliza.