Por Ocinei Trindade
Faz pouco tempo que a publicitária e designer Giulia Sousa foi parar em um programa de televisão. Primeiro, como entrevistada e comentarista. Logo em seguida, passou a comandar o Vox Popcast, atração da J3News TV que aborda diferentes assuntos relacionados à cultura pop. A experiência da novata tem lhe rendido muitos elogios dos colegas de trabalho e do público em geral. Semanalmente, às quintas-feiras, às 19h, ao vivo, ela recebe convidados que conversam e interagem, no estúdio e nas mídias digitais, sobre diferentes temas. Nas redes sociais, a apresentadora é conhecida como @giuliawho. Este perfil tem provocado interesse e curiosidade do público em geral.
Giulia Sousa foi contratada pelo Sistema de Comunicação J3News em fevereiro de 2022 para ser editora web e social mídia da empresa. Ela conta que sempre gostou do universo da comunicação, especialmente da televisão, mas nunca tinha entrado em uma empresa dessa área. “Não conhecia nada disso antes, pessoalmente. As primeiras impressões no J3News foram as melhores, a começar pelo prédio do século 19 que considero belíssimo. Gostei muito do ambiente de trabalho”, revela.
Após quase um ano atuando nos bastidores, Giulia foi convidada para fazer parte da gravação do programa-piloto “Manhã J3”, apresentado por Cintia Barreto, como entrevistada. “Gravei ao lado do ator Valdemy Braga e da colunista e gerente de conteúdos Gerlany Lyrio. O tema abordado foi sobre ‘Felicidade’”, recorda. O programa nunca foi exibido, mas sua participação na gravação foi bastante elogiada. Isto fez com que Giulia passasse a fazer parte do time de comentaristas do programa matinal.
Após precisar deixar a apresentação do programa Vox Popcast, Pedro Paes sugeriu que Giulia Sousa assumisse seu lugar na atração da J3News TV. Ela foi convidada e, como gosta de novidades e aventuras, decidiu aceitar o desafio. Estreou no dia 27 de abril, ao vivo. O primeiro programa abordou o jogo RPG e Metal Music, com as participações de Orlando Pacheco, Fabio Salvador e de Pedro Paes que passou o bastão para Giulia Sousa. No dia 10 de agosto, Giulia completa 15 edições à frente do Vox Popcast.
“O programa tem um conceito. Gosto de pessoas diferentes que podem agregar e se complementarem. Cada episódio tem um tema. Já produzi programas como ‘Mistérios da mente’; ‘O despertar da consciência’; ‘Rock´n roll’. Tivemos um episódio icônico que foi ‘Date Ruim’. O público jovem é bem interessado no programa, mas a atração não se limita a idade. A cultura pop está sempre associada a filmes, músicas, literatura e games. Gente em geral gosta disso’”, avalia a apresentadora.
Nômade e aventureira
Filha única de um professor de física e de uma dona de casa, Giulia Sousa já viveu em diferentes cidades. Ela nasceu em Natal, Rio Grande do Norte. Depois, até os sete anos, morou na capital paulista e nas cidades mineiras de Viçosa e Leopoldina. Chegou a Campos dos Goytacazes e adotou a cidade como sua terra, onde concluiu ensino médio em 2007. Depois, foi viver fora do Brasil. De 2009 a 2014, morou em Londres, Reino Unido, onde estudou inglês e iniciou a faculdade de Desenho Industrial, mas não concluiu. “A música dos Beatles, Amy Winehouse e Arctic Monkeys, além da literatura de J.K.Howling, autora de Harry Potter, alimentaram em mim a vontade de estar no Reino Unido”, conta.
De volta ao Brasil, de 2015 a 2018, Giulia Sousa cursou Comunicação Social, Publicidade e Marketing, na FAAP, em São Paulo. Em 2019, retornou a Campos, onde se sente em casa e apoiada pelos amigos. Foi freelance em arte, ilustração e design; cuidou de mídias digitais e impressas de uma imobiliária e de uma rede de supermercados. Desde 2022, vivencia os bastidores da notícia e da programação televisiva da J3News. Nas horas de lazer, se dedica aos jogos eletrônicos. “Eu me considero uma metamorfose ambulante. O intercâmbio no Reino Unido abriu minha mente. Já tive um blog, onde falava de rock e poesia, mas apaguei tudo. Sou roqueira e gosto de festivais”, diz.
Sobre o futuro na área de comunicação, Giulia Sousa conta estar disposta a se aventurar e a aprender cada vez mais. “Nunca esperei viver essa experiência de ter um programa de televisão. Gosto muito da chance, pois posso falar de temas que me interessam para além do meu grupo pessoal de amigos. Há muita interação nas redes sociais, muito retorno do público. As pessoas estão curtindo. Espero poder continuar, trocar ideias e conhecer novas possibilidades de público, em Campos e no mundo inteiro por meio da Internet”, conclui.