×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Beda Prime aposta nos talentos de Campos na medicina e no esporte

Novo empreendimento do Grupo IMNE patrocina o cavaleiro Kauã Cardoso de Melo e vê no jovem campeão paralelo com a própria missão

Saúde
Por Redação
29 de julho de 2023 - 9h25
Da esquerda para a direita: Gabriela Neves, Martha Henriques e Kauã Cardoso de Melo. (Foto: Josh)

Responsabilidade, disciplina, dedicação, esforço e trabalho em equipe são valores que guiam o Beda Prime, novo empreendimento do Grupo IMNE em Campos. São, também, princípios que a nascente empresa identificou no trabalho do jovem cavaleiro campista Kauã Cardoso de Melo, de 14 anos, quando decidiu patrociná-lo. Foi com apoio do Beda Prime que Kaká, como é mais conhecido, subiu ao pódio do Campeonato Brasileiro de Salto de Jovens Cavaleiros no último dia 22, em Curitiba (PR).

Kauã integrou a equipe da Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ), que conquistou o vice-campeonato. O atleta, que já era campeão brasileiro de escolas na categoria individual, competiu com o cavalo Beda Prime Gazarinparflam DV Kleyenberg, da raça Sela Belga. Uma vitória que cimenta uma carreira que já soma uma década. Kaká Cardoso de Melo pratica hipismo desde os 4 anos, sob a batuta do técnico Felipe Tavares. 

“O esporte está há muito tempo na minha família. Minha bisavó montava, minha avó monta, meus tios montam, minha mãe monta. E o cavalo sempre foi um dos meios, também, de me distrair do que me aborrecia. Esse título foi muito importante, um campeonato nacional, que é, teoricamente, o mais difícil que podemos ter, o nível mais alto que temos hoje. A equipe foi muito boa, havia muitos cavalos de alto nível. Então, foi uma conquista muito importante para a FEERJ”, explica Kaká.

Kaká em Curtiba, onde participou do Campeonato Brasileiro de Salto de Jovens Cavaleiros. (Foto: Acervo pessoal)

Essa soma de juventude e potencial, associada à experiência acumulada durante uma trajetória iniciada ainda com pouca idade reflete, também, expectativas acerca do Beda Prime, empresa caçula de um grupo experiente, que nasce sob o signo do sucesso. Perceber como a história de Kaká reúne todos os elementos que marcam, desde já, esse empreendimento, foi fundamental para aproximar empresa e atleta, em uma parceria que valoriza aquilo que a terra onde ambos se criaram tem de melhor.

“Quando a avó de Kaká, a médica veterinária Vera Cardoso de Melo, nos procurou, eu fiquei em dúvida em um primeiro momento. Depois, como acredito que temos uma força maior que nos guia, busquei o sentido de tudo isso. Em nenhuma das empresas que compõem o Grupo IMNE tínhamos estabelecido uma relação como essa. Mas, o Beda Prime tem uma proposta diferente. É um investimento na cidade de Campos, feito por campistas, que acreditam em Campos. E, de repente, vi um menino de 14 anos se dispondo a abrir mão dos lazeres comuns da idade, como jogar e sair com os amigos, em nome do esporte. Sabia que um menino que se propõe a competir, principalmente em hipismo, tinha uma responsabilidade muito grande. Não é ele sozinho que pode falhar ou conseguir a vitória. A conquista vai depender de como vai conduzir o animal. Ele e o cavalo, quando competem, são um só”, diz a diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques.

Kaká concorda com a avaliação e conta como esse laço com o animal é criado:

“No hipismo, o resultado depende 70% do cavalo e 30% do cavaleiro. Somos o cérebro. Pensamos e o cavalo executa. Então, é importante alcançar esse grau de conjunto, que é como chamamos no esporte. Quando compramos um novo animal, a gente fica muito tempo sem participar de provas, pois estamos criando o conjunto em treino, entendendo o cavalo. Uns são muito grandes e outros, pequenos. Isso influencia na forma como ele salta. Então, precisamos entendê-lo. Quando conseguimos isso, a gente só pensa e ele executa”, explica o atleta.

Martha Henriques, diretora administrativa do Grupo IMNE. (Foto: Josh)

Para Martha Henriques, essa integração no esporte ilustra o caráter fundamental do trabalho que o Beda Prime pretende desenvolver na medicina: a aplicação coletiva na busca pelo melhor resultado.

“O atleta tem que ter todo um preparo e precisa estabelecer uma sinergia com o animal. O que denota, desde cedo, a responsabilidade dele. Então, ele vem abrindo mão desses prazeres mais imediatos para focar em um objetivo. Assim está nascendo o Beda Prime. As equipes médicas que vão trabalhar conosco nesse prédio são pessoas que estão comprando essa ideia, se propondo a ficar só no Grupo IMNE, fomentando uma nova forma de trabalhar e traçando conosco uma linha do cuidado, em quese tem o início, o meio e o fim do tratamento do paciente, que é acolhido desde o seu primeiro sintoma e recebe atenção até o resultado final. Então, entendi bem essa relação, o que é patrocinar o Kaká, um jovem de 14 anos, que tem tudo para ser um grande campeão, assim como o Beda Prime. Queremos, com esse apoio ao esporte, mostrar para a cidade de Campos que a conquista vem do trabalho árduo, da determinação e dos objetivos nos quais nos focamos”, finaliza a diretora administrativa do Grupo IMNE.