×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura e Ferroport assinam protocolo de intenções para a restauração do Solar dos Airizes

Construído no século XIX e tombado como patrimônio público em 1940, prédio sofre com a falta de conservação

Patrimônio
Por Redação
4 de julho de 2023 - 17h22
O prefeito de Campos Wladimir Garotinho (à esquerda) e o CEO da Ferroport, Carsten Bosselmann. (Foto: Redes Sociais/Wladimir Garotinho)

A Prefeitura de Campos assinou, nesta terça-feira (4), com a Ferroport, protocolo de intenções para a restauração do Solar dos Airizes. A informação foi divulgada pelo prefeito Wladimir Garotinho, em suas redes sociais.

Representada no ato por seu CEO, Carsten Bosselmann, a Ferroport é uma joint-venture formada pela mineradora sul-africana Anglo American e pela Prumo Logística, responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu.

De acordo com o Wladimir, trata-se de “um importante passo rumo à valorização da nossa cultura e da nossa história”.

O Solar dos Airizes fica às margens da rodovia BR-356, no trecho que liga Campos a São João da Barra, em Martins Lage, e é um dos patrimônios históricos mais antigos e importantes de Campos. Segundo o presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Campos (IGHC), Genilson Soares, a origem das terras onde está localizado o casarão tem ligação com a origem do Solar do Colégio (sede do Arquivo Público Municipal), em Tócos e o Solar tornou-se o ponto de encontro da intelectualidade brasileira da década de 1920.

O prédio, construído no século XIX e tombado como patrimônio público em 1940, sofre com a falta de conservação. Algumas paredes, tanto na fachada quanto no interior do prédio, já caíram. Portas e janelas estão em estado precário, e o forro de madeira desabou em alguns cômodos. Além dos vários ambientes, o solar possui uma capela, que também está parcialmente destruída.