A Prefeitura de Itaperuna, através do decreto nº 7079, iniciou um período de contingenciamento visando a estabilidade e equilíbrio das contas públicas. A informação foi divulgada na rede social oficial do Município na quinta-feira (08). O contingenciamento é uma medida de contenção de gastos adotada pelo governo com o intuito de controlar e direcionar os recursos disponíveis de forma estratégica e responsável. Essa ação busca assegurar a manutenção dos serviços essenciais e também promover o desenvolvimento sustentável em longo prazo.
As medidas entram em vigor neste mês de junho, dentre elas estão a redução de 20% do valor dos salários de Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários, subsecretários, cargos comissionados com remuneração acima de R$ 3 mil. A medidda também suspende o pagamento de gratificação e de horas extras de servidores.
Dentre as restrições financeiras apontadas no decreto também está a suspensão da utilização de veículos oficiais por secretários municipais e a criação de um comitê para analisar a redução de valores de contratos de aluguel, prestação de serviços e fornecimento de insumos.
Com informações da Prefeitura de Itaperuna