×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Fé e tradição na celebração de Corpus Christi

Procissão no Centro da Cidade acontece a partir das 16h

Geral
Por Redação
8 de junho de 2023 - 7h41

Milhares de fiéis se reúnem nesta quinta-feira (8) para celebrar o tradicional feriado religioso de Corpus Christi. A data, que é comemorada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, é uma das festas mais importantes do calendário cristão e tem um significado profundo para os católicos em todo o mundo.

O Bispo Dom Fernando Rifan, líder da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, em Campos dos Goytacazes, mais conhecida por ala tradicionalista da Igreja Católica, falou ao J3News sobre a data. “É um dia santo porque é em honra da Santíssima Eucaristia, ou seja, em honra de Jesus presente na hóstia consagrada. Eucaristia no aspecto de missa, sacrifício. Eucaristia como presença real, nosso senhor do Sacrário. E Eucaristia comunhão, porque ele vem a nós na comunhão. Então esses aspectos são ressaltados nesta festa do corpo de Deus. É festa do corpo e sangue do filho de Deus. Portanto, Eucaristia”, afirmou o sacerdote.

Sobre a tradição da confecção dos tapetes, Dom Rifan explicou: “É por isso que se faz a procissão, porque ele não é só dentro da igreja, fora também. Para que o povo também mostre a sua adoração. Como aconteceu em Jerusalém quando Jesus entrou, foram estendidos mantos, folhas de árvores”.

Ruas interditadas
A Guarda Civil Municipal (GCM) interditou, desde as 6h, algumas ruas da área central de Campos, visando a confecção dos tradicionais tapetes ornamentais com representações de cenas bíblicas, feitos com pó de serra, flores, glitter e sal, por onde passa a procissão de Corpus Christi. Ao todo serão 13 pontos de interdição.

Os tapetes são confeccionados na Avenida Alberto Torres e nas ruas Lacerda Sobrinho, Barão de Miracema e Tenente Coronel Cardoso, até o colégio Eucarístico. O fechamento das ruas ocorrerá das 6h às 20h, com a Guarda controlando o trânsito nos trechos.

Para garantir a integridade e segurança dos fiéis durante a procissão, a GCM conta com seus efetivos próximos aos 13 pontos de interdição das ruas e no decorrer de todo o evento, seja na confecção dos tapetes, como nas imediações durante a procissão.

O ponto alto do dia santo vai ser culminado com a Procissão de Corpus Christi, saindo às 16h do Santuário Diocesano Eucarístico, na Praça Tiradentes, percorrendo as principais ruas da área central, até à Catedral do Santíssimo Salvador.

Atenção aos pontos de interdição:
Rua Saldanha Marinho x Rua 21 de Abril
Rua 21 de Abril x Rua Santos Dumont
Rua 21 de Abril x Rua Governador Teotônio Ferreira de Araújo
Rua Paul Percy Harris x Av. XV de Novembro
Rua Barão do Amazonas x Av. XV de Novembro
Rua Gil de Gois x Rua Boa Morte
Rua Gil de Gois x Gesteira Bastos
Av. Alberto Torres x Helion Póvoa
Rua Barão de Miracema x Av. Alberto Torres
Rua Barão de Miracema x Gil de Góis
Rua Barão de Miracema x Rua Salvador Correia
Rua Barão de Miracema x Rua Benta Pereira
Rua Barão de Miracema x Rua Tenente Coronel Cardoso