×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Voluntários limpam e sinalizam a trilha de trekking do Itaoca

Mesmo interditado pela Prefeitura, local segue atraindo adeptos

Geral
Por Marcos Curvello
28 de maio de 2023 - 0h01

Interditado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e pela Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos em razão das fortes chuvas de dezembro do ano passado, o Morro do Itaoca segue atraindo adeptos de práticas esportivas. Diante da demora do Município em liberar o acesso, um grupo de praticantes de trekking se organizou para começar a limpar e sinalizar a trilha reservada para a modalidade. O caminho leva até o topo, passando por dentro da mata, e tem início no começo da estrada de paralelepípedos, que, segundo eles, também continua a ser utilizada por visitantes, tanto a pé quanto de carro, apesar de um deslizamento recente. Em nota, a Prefeitura informou que o local continua fechado e que “vândalos têm arrancado” placas e faixas que orientam sobre a proibição à subida.

Parte do grupo que conta com aproximadamente 10 pessoas, Felipe Paes participou da ação de limpeza da trilha de trekking junto de um amigo. A dupla enfrentou um clima instável com o objetivo de começar a tornar o trajeto novamente seguro.

“Dei início a este projeto após encontrar esta demanda no trekking do Itaoca. Até tem placa para o início do trekking, mas o restante do caminho está muito mal sinalizado e com a trilha suja e obstruída em vários trechos. Diante disso, fui com um amigo e também apreciador do esporte, Ricardo Lobo, limpando e refazendo algumas marcações”, explica.

O trabalho, no entanto, ainda não foi concluído e Felipe recomenda aos praticantes de trekking que evitem a trilha no momento.

“O caminho do trekking está aberto, mas não indico fazer a trilha neste momento, pois existem trechos que o trilheiro pode se machucar devido a esta falta de manutenção e sinalização. Vou dar continuidade a este trabalho até que a gente possa garantir um trekking esportivo saudável e sem riscos à integridade daqueles que gostariam de praticar o esporte”, garante.

Na avaliação de Felipe, no entanto, ainda há muito o que ser feito. “Tem muito trabalho pela frente para deixarmos o trecho em condições para que as pessoas se sintam confiáveis em tentar o trekking sem se machucar ou se perder”, encerra.

Prefeitura se posiciona

Na nota encaminhada ao J3News, a Prefeitura de Campos afirmou que a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente “entende o anseio das pessoas no uso de lazer e prática de esporte”, mas reforça que o acesso ao Morro do Itaoca segue proibido: “a preocupação da subsecretaria e da Defesa Civil é a prevenção de não colocar em risco a vida das pessoas. Por isso, o acesso ao Morro do Itaoca continua interditado”.

Ainda segundo o Município, técnicos estiveram no local na semana passada e a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura “está trabalhando na atualização de um projeto de contenção para a área e a liberação do espaço o mais breve possível”

Por fim, a Prefeitura informou que um projeto de revitalização e ampliação da sede do Itaoca, que deverá incluir um auditório, já foi elaborado e aguarda orçamento e licitação, e revelou que a preparação de um “projeto macro”, que deverá ser apresentado ao Ministério do Turismo, para aproveitamento do equipamento.