×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Expansão do Terminal Multicargas no Porto do Açu deve impactar agronegócio no Sudeste e Centro-Oeste

Com contratações locais, empreendimento tem efeitos positivos na geração de empregos e na economia da região

Região
Por Gabriela Lessa
8 de fevereiro de 2023 - 15h20

Mais um armazém do Terminal Multicargas (T-MULT) foi inaugurado no Porto do Açu, nesta quarta-feira (8). Este é o segundo a entrar em operação, com área de 6.800m2 e capacidade estática de aproximadamente 45 mil toneladas. Segundo o José Firmo, CEO do Porto do Açu, ainda no primeiro semestre de 2023, mais um galpão será inaugurado, aumentando a capacidade de armazenamento de carga em quatro vezes. Ainda de acordo com ele, o investimento vai aumentar a competitividade do Sudeste e Centro-Oeste.

Com a expansão, a perspectiva é aumentar a movimentação de cargas diversas, como granéis minerais e agrícolas, fertilizantes, siderúrgicos, entre outros. A atividade deverá se expandir ainda mais, com o término das obras do terceiro armazém, que terá área de 7.600m2 e capacidade estática de 40 mil toneladas.

“O Açu é a alternativa logística mais eficiente para aumentar a competitividade das indústrias e do agronegócio do Sudeste e Centro-Oeste e estamos investindo na expansão da capacidade do terminal, para alavancar ainda mais as operações a sua área de influência. Em 2020, colocamos o Rio de Janeiro no mapa do agronegócio nacional e, desde então, estamos nos consolidando como player competitivo para o setor, com tempo de espera para atracação dos clientes muito menor do que a média dos demais portos do país”, disse o CEO do Porto do Açu.

Estiveram presentes no evento o CEO da holding Prumo, Rogério Zampronha; o CEO do Porto do Açu, José Firmo; o diretor financeiro da Lundin Mining Brasil, Jean Cintra; além de representantes de empresas clientes do Porto do Açu.

Geração de empregos e renda
Para o CEO do Porto do Açu, um dos grandes objetivos do complexo é auxiliar na economia local, possibilitando a geração de empregos e renda.

“Os números hoje já representam a importância do Porto do Açu para a economia local. Nós temos mais de sete mil pessoas trabalhando no Porto. Em época de expansão de obras, o número sobe em mais dois a três mil empregos diretos. A nossa preocupação é assegurar que a região se desenvolva em conjunto com a gente. Em um projeto como esse [do T-MULT], por exemplo, o parceiro recebe a ordem de contratar localmente. E foi assim. Foram contratadas o máximo de pessoas possíveis aqui na região. Para mim, essa preocupação de gerar emprego e renda é o grande efeito. Há também todo o efeito secundário, de crescimento da economia, expansão de hotéis – e a gente acredita muito que o Açu é um gerador de benefício econômico –  mas, mais do que isso, de expansão para a economia local. O fundamental para nós e para os nossos programas de empregabilidade e desenvolvimento, de cada empresa que está no Açu, é buscar aumentar a qualificação, emprego e renda aqui da região”, fala José Firmo.

Terminal Multicargas (T-MULT)
O T-MULT é capaz de movimentar granéis sólidos e carga de projeto. Em operação desde 2016, dentro do único porto 100% privado do país, o terminal está conectado às principais rodovias nacionais, sem qualquer restrição de acesso, além de atender com “waiting time” mínimo e alta taxa de produtividade.

Nós últimos dois anos, o T-MULT mais que dobrou as suas operações, chegando a movimentar mais de 1,5 milhão de toneladas em 2022, um novo recorde. Para 2023, a projeção é de quase dobrar o volume de movimentação em relação a 2022, com a operação dos dois novos galpões cobertos, o que levará a T-MULT a um novo recorde anual.