Quatro dos cinco deputados estaduais do PSOL decidiram votar em Jair Bittencourt (PL) para a presidência da Assembleia Legislativa do Rio. A posição foi firmada em reunião realizada na noite desta terça-feira (31).
O partido decide nesta quarta-feira (1) apenas se libera o quinto integrante da bancada psolista para marcar posição com a abstenção ou se todos os cinco deverão votar de acordo com a decisão da maioria.
Na reunião, o PSOL discutiu a conjuntura atual da política do Rio e concluiu que a decisão não deveria ser tomada pelo prisma ideológico. Mas que a escolha deveria levar em conta a possibilidade de derrotar o governador Cláudio Castro (PL) e o seu candidato, Rodrigo Bacellar (PL).
Nove dos 17 deputados estaduais do PL assinaram, na tarde de terça-feira (31), um manifesto em apoio à candidatura de Jair Bittencourt à presidência da Assembleia Legislativa.
Bittencourt anunciou segunda-feira (30) que será candidato em oposição a Rodrigo Bacellar (PL), o preferido do governador Cláudio Castro (PL).
LEIA TAMBÉM
Jair Bittencourt entra na corrida pela Presidência da Alerj contra Rodrigo Bacellar
Doutor Serginho, Douglas Ruas, Anderson Moraes, Filipe Poubell, Jair Bittencourt, Márcio Gualberto, Célia Jordão, Thiago Gagliasso e Samuel Malafaia assinaram o documento.
Castro e Bacellar, portanto, não têm o apoio da maioria de sua própria bancada.
Efeito colateral
Como formam maioria, os nove têm a liderança do partido.
E, de acordo com o artigo 24 do regimento interno da Assembleia, cabe aos líder indicar quem são os representantes do partido em cada uma das comissões da casa.
Ou seja, tudo o que Bacellar diz ter combinado com o PL não vale mais.
Racha
Na terça-feira (31), a dupla Castro/Bacellar já havia perdido o apoio do presidente estadual do PL (e líder do partido na Câmara dos Deputados), Altineu Côrtes. Côrtes decidiu apoiar a candidatura de Bittencourt.
Fonte: Extra