×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Radar Regional: faixa de embarque e desembarque no período escolar, melhoria do sistema semafórico para este trimestre e outros assuntos

Outros temas como inversão de mão da Rua Siqueira Campos e recapeamento da avenida 28 de Março também foram abordados em entrevista com Sérgio Mansur

Geral
Por Redação
25 de janeiro de 2023 - 19h00
Secretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, fala ao J3News sobre as novidades na área de mobilidade em Campos

Novidades estão por vir neste início de 2023 quanto ao assunto mobilidade em Campos. Algumas delas foram comentadas pelo subsecretário de Mobilidade do município, Sergio Mansur, em entrevista ao Radar Regional nesta quarta-feira (25).

Apresentado pelos jornalistas Cíntia Barreto e Julio Tinoco, o programa, ao vivo, abordou assuntos como as obras de recapeamento na avenida 28 de Março, faixa de embarque e desembarque no período escolar, melhoria no sistema semafórico para este trimestre, além de uma inversão de mão da Rua Siqueira Campos, entre a Rua do Príncipe e Rua 13 de Maio. Confira abaixo os tópicos.

Programação de recapeamento na avenida 28 de Março com Arthur Bernardes pode vir a ser adaptada por causa das chuvas – Atualmente a cidade de Campos passa por melhorias de infraestrutura e mobilidade, dentre elas, o recapeamento da avenida 28 de Março, uma das vias mais importantes da cidade. Para amenizar os impactos causados pelas obras, a Prefeitura realizou na última terça-feira (24) uma reunião para definir estratégias para a divulgação prévia dos trechos que vão precisar ser interditados para facilitar a circulação de veículos.

Sobre o assunto Mansur explicou que, devido às chuvas de ontem (24), o serviço que estava programado para esta quarta-feira (25), no cruzamento da avenida 28 de Março com Arthur Bernardes, pode sofrer adaptação. “Infelizmente as chuvas de ontem certamente vão provocar alguma alteração na programação. Mesmo que não ocorra chuva, o serviço de fresagem, em si, poderia até ser executado, mas há um risco de saturação do subsolo e isso daria problema na aderência da massa quando fosse aplicada”, explicou.

Sobre as intervenções de melhoria na avenida 28 de Março e reunião entre os secretários, na última quarta, ele explicou que houve orientação, por parte da equipe da subsecretaria, para que os serviços fossem feitos sempre em meia pista, sempre permitindo o fluxo mais normal possível, utilizando a pista adjacente, mas houve adaptação nos planos.

“A empresa [que executa a obra] nos mostrou a necessidade de, na fase de aplicação da massa asfáltica, fazer as duas pistas para evitar problemas na junta de encontro [para evitar desníveis no asfalto, por exemplo]. Com isso, ontem, com apoio do IMTT e Guarda Civil Municipal, o nosso secretário de Obras, Fabio Ribeiro, nos orientou que fossem traçados os trajetos alternativos, dentro de um calendário. O IMTT preparou essas alternativas e foi até divulgado”, pontuou.

Sobre melhorias no sistema semafórico, a repórter Cíntia mencionou que, esta semana, foi postado na rede social oficial do IMTT [Instituto Municipal de Trânsito e Transporte] uma publicação informando que ‘os problemas com sinais em Campos estão com os dias contados e quase todos os semáforos da cidade serão trocados por sinais modernos e funcionarão de forma integrada’. Sobre o assunto, Sérgio informou que, com certeza, no primeiro trimestre já haverá resultados visíveis”

– Na realidade, na [avenida] 28 de Março, a ideia era de que quando ela tivesse pavimentada, já implantar os semáforos novos. Mas não impede de nós começarmos a implantar, por exemplo, ali no trevo do Jóquei, no final da 28. Ali houve uma modificação de trânsito e nós vamos já implantar os semáforos. Nós vamos gradativamente implantando nos pontos mais críticos – como, por exemplo, no cruzamento da avenida 28 de Março com Beira Valão que é um ponto de grande concentração – adiantou.

Inversão de mão na Rua Siqueira Campos dentro de 15 dias – Questionado sobre o flagrante de motoristas trafegando na contramão das ruas Marechal Deodoro (antiga Rua do Príncipe) e Siqueira Campos pois não conseguiam seguir por trecho da Rua Formosa (Tenente Coronel Cardoso), porque estava alagado, Mansur anunciou mudanças de trânsito.

– Com relação à Rua Siqueira Campos, eu posso aqui anunciar que dentro das medidas que estamos já preparando para implantar agora nos próximos dias, uma inversão da Siqueira Campos, entre a Rua do Príncipe e Rua 13 de Maio. Exatamente para criar uma alternativa de fuga. A previsão talvez seja para daqui a 15 dias- disse.

Sobre a faixa de embarque e desembarque nas escolas, Mansur falou sobre todo o sistema e trecho de implantação- “Outra coisa que vale a pena aproveitar o momento, é que nós vamos implementar agora, no início do ano letivo, já a ideia do nosso secretário de Planejamento, Claudio Valadares, de faixa de embarque e desembarque nas escolas. Nós vamos iniciar pelo conjunto do Colégio Batista e o Colégio PH, pela Rua Voluntários, porque tinha sofrido já um teste.”

Ele ainda fala que a implantação será gradativa. “E, gradativamente, continuamente, nós vamos implantar. Essas faixas têm a finalidade de evitar o que acontece hoje que um veículo qualquer estaciona perto da escola o dia inteiro e o pai vai embarcar e desembarcar, fica em fila dupla segurando o trânsito. A ideia é ter uma faixa específica somente para embarque e desembarque, proibindo o estacionamento” concluiu o subsecretário.