Um helicóptero da empresa Líder Aviação fez um pouso de emergência no heliporto do Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes, na segunda-feira (16), após apresentar problemas técnicos durante voo sobre o mar. A aeronave transportava trabalhadores da empresa Ocyan. Flutuadores (espécie de bote) teriam sido acionados durante o trajeto. O Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro) pediu que o incidente fosse investigado.
De acordo com relatos dos passageiros, o helicóptero decolou de uma unidade marítima na Bacia de Campos e ficou e alguns minutos no ar.
“Começou descendo, descendo, dando pane. Uma janela abriu e graças a Deus ela não bateu na hélice. Foram entre 15 e 20 minutos de desespero, porque teve que ir devagar até o heliporto”, informou um dos trabalhadores em áudio compartilhado nas redes sociais. Um vídeo com imagens do sobrevoo no mar e dos flutuadores abertos também foi apresentado em mídias digitais.
Em nota, a companhia se posicionou sobre o fato:
“A Líder Aviação comunica que houve acionamento inadvertido de flutuadores em voo partindo da plataforma marítima para a base. Todos os protocolos de segurança foram cumpridos e a aeronave está em segurança, em solo. No momento, a aeronave transportava 2 tripulantes e 10 passageiros e todos desembarcaram normalmente e passam bem. A aeronave possui Certificado de Aeronavegabilidade válido, em situação regular e está com todas as manutenções em dia. As autoridades competentes já foram avisadas e seguirão com a investigação da causa da ocorrência”.
Vídeo
Matéria em atualização.