×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Como saber o valor do IPVA 2023 no Estado do Rio

Pagamentos começam no dia 23 de janeiro. Motoristas que pagarem o imposto em cota única terão 3% de desconto

Economia
Por Redação
9 de janeiro de 2023 - 12h14
O valor do imposto é calculado por meio da aplicação das alíquotas sobre os valores venais dos veículos. (Fotos: Carlos Magno/Reprodução/Governo do Estado do Rio de Janeiro)

O valor do IPVA 2023 do Rio de Janeiro ainda não foi divulgado, mas os donos de carros emplacados no estado podem calcular quanto vão pagar de imposto. Os valores venais dos carros e motos foram publicados em 26 de dezembro no Diário Oficial pela Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-RJ).

Para saber o montante que você vai desembolsar, é preciso pegar o valor venal do veículo na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) de setembro de 2022 e multiplicar pelo valor da alíquota. No caso do carro zero, basta trocar o valor venal pelo valor da nota fiscal.

Sobre os preços de mercado que constam da tabela da Fipe são aplicadas as alíquotas do imposto: 4% para carros flex, 2% para motocicletas; 1,5% para veículos com GNV e híbridos, e 0,5% para os movidos exclusivamente por energia elétrica. A alíquota para veículos abastecidos com diesel é de 4%, exceto utilitário (3%).

Os pagamentos começam no dia 23 de janeiro (veja calendário completo abaixo). Motoristas que pagarem o imposto em cota única terão 3% de desconto. Quem optar por parcelar não terá abatimento. Pela resolução da Sefaz, veículos com mais de 15 anos não pagam o tributo.

Como fazer o pagamento do IPVA 2023

O pagamento do IPVA deve ser feito por meio da GRD (Guia de Regularização de Débitos), que pode ser retirada pelo contribuinte no Portal do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda (https://portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/) ou no site do banco Bradesco (www.bradesco.com.br).

É preciso informar os números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do CPF ou CNPJ do proprietário. A GRD estará disponível para impressão na primeira quinzena de janeiro e o pagamento poderá ser realizado em qualquer agência bancária.

Fonte: Valor Investe