×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Detox pós-festas de fim de ano

Nutricionista ensina a minimizar os excessos das comemorações

Comportamento
Por Redação
1 de janeiro de 2023 - 0h03

Alimentação saudável para auxiliar após o excesso nas festas de fim de ano

Dezembro tradicionalmente costuma ser o mês das festas e confraternizações. As mesas fartas de comidas, bebidas e conversas dão o tom do final de ano. Mas, como nem tudo são flores, nessas festividades também há pratos ricos em gorduras, embutidos e bebidas açucaradas, itens que são prejudiciais à saúde. Após a abundância gastronômica, muitas pessoas procuram fazer um detox para “limpar” o organismo dos excessos.

O nutricionista Diego Motta afirma que a forma física conquistada ao longo do ano não será perdida em um curto espaço de tempo, mas é preciso tomar alguns cuidados para “minimizar danos”.

“Final de ano é sempre bem animado! São festas, confraternizações e por aí vai. Muitos estão preocupados em ‘perder’ a forma física que conquistaram com muito suor e esforço durante todo o ano, mas fiquem calmos, ninguém engorda assim tão rápido, além de ser possível minimizar danos e curtir as festas. Se a pessoa se sentir inchada e pesada após as festas é normal, e isso acontece devido ao alto consumo de carboidratos simples, alimentos mais calóricos e ricos em gorduras, mas o peso extra normalmente é oriundo ao acúmulo de líquidos, que facilmente é eliminado quando volta para rotina alimentar e treino”, conta.

Detox pós-festas

A palavra detox vem da abreviação de desintoxicação. Sendo assim, a proposta do detox é eliminar as toxinas e desinflamar o organismo. Diego recomenda alguns alimentos para fazer essa “limpeza” no organismo.

“Após as comemorações, dê preferência a alimentos como frutas, legumes cozidos, saladas cruas e proteínas grelhadas”, aconselha.

Além dos alimentos de alto valor nutricional, outros fatores determinantes para o detox é a hidratação com água e também a prática de atividades físicas.

Se mexer é fundamental

O professor de Educação Física e mestre em ciência da motricidade humana Marcos Almeida reforça o coro para prática de atividades físicas pós-festas de fim de ano. Ele também afirma que a rotina de exercícios é importante

Marcos Almeida

“Para fazer isso, a busca por profissionais capacitados se faz necessário. O segredo para superar o que foi feito nas festas de fim de ano, além de estar pronto para o verão, é muita disciplina para acordar cedo, se exercitar mais vezes e com mais qualidade”, diz, acrescentando que esse compromisso deve vir acompanhado de uma postura positiva diante da rotina. “Estar com pessoas que nos deem alegria, controlar o estresse e ter bons pensamentos são fatores que irão de fato alterar nossa vida para o ano todo e não somente para o pós-festas.”

Diego Motta preparou uma lista com dicas para que o detox pós-festas seja completo. Confira abaixo:

1- O consumo de álcool deve ser sempre desestimulado. Se não for possível, intercale doses de bebidas alcoólicas com o consumo de água. Por exemplo, a cada long neck de cerveja ou dose de drink, beba 500 ml de água;

2- Calcule a quantidade ideal de água por dia da seguinte maneira: multiplique seu peso em quilos por 35. Essa é a quantidade de mililitros de água que deverão ser ingeridos diariamente;

3-  Aumente o consumo de frutas que possuam alta concentração de água, como melancia, abacaxi e melão;

4 – Evite frituras e gorduras, pois prejudicam a digestão. Opte por tomar uma boa água de coco.

5-Tente fazer alguma atividade física para suar e eliminar as toxinas do álcool.

Diego Mota

O nutricionista também preparou uma receita de suco especialmente para auxiliar no processo de desintoxicação. Veja:

Suco verde de couve, limão e pepino

Ingredientes

Uma folha de couve; suco de ½ limão; 1/3 de pepino com casca; Uma maçã vermelha com casca e 150 ml de água de coco.

Modo de preparo

Lavar bem a couve, o pepino e a maçã. Cortar a maçã e o pepino em cubos e colocar no liquidificador. Adicionar os demais ingredientes ao liquidificador e bater por dois minutos. Coar e beber a seguir, de preferência sem açúcar. Este suco pode ser preparado e armazenado em garrafa ou outro pote bem vedado e mantido sob refrigeração por até 6 horas.