A exposição sobre a vida e a obra de Alberto Frederico de Moraes Lamego estreia na segunda-feira (12), no Teatro Municipal Trianon, em Campos dos Goytacazes. A mostra apresenta uma pesquisa histórica e iconográfica sobre o intelectual, e ficará em cartaz de 13 a 23 de dezembro.
O projeto “Página inédita da Terra Goytacá: vida e obra de Alberto Lamego” é uma realização da Academia Campista de Letras, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
Resultado de inédita pesquisa histórica e iconográfica, a exposição busca lançar luz sobre a vida de Alberto Lamego em seus aspectos pouco conhecidos pelo público, como sua relação familiar, participação política e produção intelectual.
Nascido em Itaboraí, em 1870, Alberto Lamego, autor de “A Terra Goitacá”, entre outras obras, produziu relevantes contribuições para a História do Brasil e de Campos, cidade que adotou já na vida adulta. Ele deixou um legado, tanto por meio de seus escritos, quanto pelos documentos e obras raras que reuniu em coleção ao longo de sua existência.
A mostra conta com fotografias inéditas de Alberto Lamego em família, que fazem parte de acervo pessoal selecionadas pelo curador Genilson Paes Soares durante a pesquisa para a montagem da exposição. Ele, que também é membro da Academia Campista de Letras, destaca a importância do material descoberto para o entendimento sobre a vida de Alberto Lamego:
“Trata-se de um rico acervo iconográfico que abrange as quatro décadas
de maior produção intelectual de Lamego e nos permite ter um panorama das suas relações sociais e familiares”, diz.
A exposição será inaugurada no dia 12 de dezembro às 18h no foyer do Teatro Municipal Trianon, e seguirá aberta ao público de 13 a 23 de dezembro, das 10h às 18h. Em janeiro, a exposição fará parte da programação de verão da Prefeitura de Campos, em Farol de São
Thomé.
Fonte: Ascom