×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos pelo olhar diferenciado dos “Urban Sketchers”

Arquitetos e artistas locais fazem releituras de paisagens e do patrimônio cultural da cidade

Cultura
Por Aloysio Balbi
24 de outubro de 2022 - 0h10
Ronaldo Araújo | Coordenador do grupo e uma de suas visões sobre Campos

O imortal Gilberto Gil – cantor, compositor e membro da Academia Brasileira de Letras – em uma de suas principais canções, “Aquele Abraço”, diz que a Bahia lhe deu régua e compasso. Pois em Campos, desde 2018, funciona o Urban Sketchers USk, um movimento internacional, surgido em Seattle, nos Estados Unidos, no ano de 2007, que tem como objetivo desenhar no local. Pessoas em todo o mundo criaram grupos em suas cidades.

O grupo Urban Sketchers Campos dos Goytacazes foi formado em 2018, realizando o primeiro encontro no dia 20 de outubro, na Praça São Salvador, com sete participantes. Depois foram feitos encontros em outros locais significativos da cidade, como Jardim São Benedito, Igreja da Lapa, Jardim do Liceu, Museu Histórico de Campos, Usina do Queimado, Faculdade de Medicina de Campos, Asilo do Carmo, entre outros.

O grupo USk Campos se reúne mensalmente, geralmente no segundo sábado do mês. O time é formado por pessoas que gostam de desenhar ao ar livre, como arquitetos, artistas, estudantes, entre outros. Alguns integrantes estão desde o início, outros chegaram depois. Segundo o arquiteto Ronaldo Araújo, nascido no Piauí, formado em Goiânia, e residindo em Campos há 15 anos, a turma está sempre aberta para novos participantes.

“Todos são bem-vindos. Em conjunto ou sozinhos, cada um faz seu trabalho, cujo conteúdo é compartilhado em um grupo de rede social. Arquivamos a imagem em um computador e desta forma temos vários olhares de diferentes ângulos sobre um determinado prédio, ponte ou paisagem natural”, disse Renato Araújo, coordenador do grupo.

Além de Renato Araújo, são membros do USk Campos José Luís Puglia, Sérgio Porto, Adriano Ferraioli, Fagner das Neves, Heloisa Raposo, Daniel Leal, Rapha Pinheiro, Genilson Soares, Luís Gustavo Xavier, Mariel Oliveira, Maria Talita, Gabriel Guitton, Sílvio Parode, Ana Paula Caldas, Kevin Areas, Bruna Viveiros, Jayane Moraes, Iris Prates, Rodolfo Manhães, entre outros.

Sérgio Porto | FMC

Olhar diferente
O grupo registra edificações e paisagens, especialmente do patrimônio cultural da cidade, com uma forma de interagir e valorizar o patrimônio local, além de chamar a atenção para a importância dos espaços públicos e edificações de interesse histórico.

Em junho de 2019 os artistas participaram do IV Encontro Urban Sketchers Brasil em Ouro Preto (MG), onde havia Urban Sketchers de todo o país. Pelo olhar dos artistas foram registrados locais como Praça Tiradentes, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja São Francisco, Casario do Largo Marília de Dirceu, Igreja Nossa Senhora do Pilar.

Em 2020 foi idealizado por Simon Taylor o livro Urban Sketchers Campos dos Goytacazes, da série  Sketchers do Brasil, com cinco participantes. Com dois anos do coletivo, foi realizada uma exposição de trabalhos no Museu Histórico de Campos.

Em 2022, o grupo participou do V Encontro Urban Sketchers Brasil, no Rio de Janeiro. Foram desenhados locais como o Pão de Açúcar, Praça XV, Jardim Botânico, Museu do Amanhã, Praia da Urca e Palácio do Catete.