×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Ilha do Mel: nadador campista ganha mais um título esportivo

Alexander Sant'ana nadou 23 quilômetros, dois meses depois de percorrer 36 km do Leme ao Pontal

Geral
Por Redação
11 de abril de 2022 - 14h58
Ultramaratonista aquático Alexander Sant’ana – Foto: divulgação

O ultramaratonista aquático campista Alexander Sant’ana subiu ao pódio mais uma vez para erguer o troféu que conquistou no Paraná, no sul do país, neste final de semana. O nadador percorreu 23 quilômetros na 6ª Maratona Aquática da Ilha do Mel, dois meses depois de nadar 36 quilômetros do Leme ao Pontal, no Rio de Janeiro.

A prova aconteceu sábado (9) e Alexander foi campeão na sua categoria. Na classificação geral, conquistou o quarto lugar, na disputa com dezenas de nadadores. Os 23 quilômetros foram percorridos em 5h34, num ritmo médio de 1,34min a cada 100 metros. “O momento mais difícil da prova aconteceu no 10º quilômetro em que tive que enfrentar uma corrente contra até os 13 quilômetros. Neste momento, meu ritmo foi alterado e tive que me manter com técnicas até melhorar as condições”, disse.

Alexander comemorou as condições favoráveis do início da prova. “No começo havia poucas marolas e um vento lateral. Depois de enfrentar os três quilômetros de corrente contra, nadei em condições super favoráveis até o quilômetro 19. Depois, no final, voltaram as marolas e um pouco de vento contra”, comenta.

Percurso de 23 quilômetros da Ilha do Mel – Foto: divulgação

Outro imprevisto enfrentado por Alexander foi um episódio de câimbras em suas paradas para hidratação. Alexander mal concluiu a Maratona Aquática e já tem novos compromissos. Pretende participar do Desafio da Tríplice Coroa, nadando 45 quilômetros na mesma Ilha do Mel e completando a travessia Praia Vermelha X Guaratiba, no Rio.

“Agradeço ao meu treinador Alexandre Ramos, familiares e amigos nutricionistas e empresários que me apoiaram para mais esta conquista”, comemora.

Do Leme ao Pontal – Em fevereiro de 2022, Alexander se tornou o único ultramaratonista aquático do estado do Rio de Janeiro a completar a travessia de 36 quilômetros do Leme ao Pontal, no Rio de Janeiro. O percurso equivale a uma distância entre Campos e São João da Barra.

Assista abaixo ao Programa Endorfina da 3ª Via TV que mostrou a conquista de Alexander assim que ele retornou do Rio de Janeiro.