×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

O que são torrents e porque eles impactam a internet no mundo inteiro

Plataforma permite o download de filmes, jogos e arquivos de graça

Geral
Por Viny Soares
3 de março de 2022 - 11h40

Entre polêmicas e elogios, quase todo mundo que se conecta à internet tem uma história para contar sobre os torrent. O programa, que permite o download de filmes, jogos e outros conteúdos totalmente de graça da rede mundial de computadores, também pode causar muita dor de cabeça se o internauta não for esperto o suficiente para se livrar dos vírus.

Basicamente, torrents são um método de distribuição de arquivos pela internet. Eles operam sobre o protocolo BitTorrent para facilitar o que é chamado de compartilhamento de arquivos ponto a ponto (P2P). Há uma série de benefícios que o compartilhamento de arquivos baseado nesse formato tem sobre o compartilhamento de arquivos tradicionais.

Equipamentos de servidor caros não são necessários para enviar arquivos para muitas pessoas ao mesmo tempo, e redes de internet mais lentas e com baixa conexão podem facilmente baixar grandes conjuntos de dados e arquivos.

Isso tudo pode parecer um pouco confuso, mas a ideia é bem simples. Torrents dependem de uma rede ponto a ponto. Isso significa apenas que os dados do torrent, sejam eles quais forem, podem ser acessados de mais de um servidor ao mesmo tempo.

Por exemplo: imagine se eu criasse um torrent para compartilhar um programa que fiz. Eu habilito o torrent e compartilho o arquivo online. Dezenas de pessoas estão baixando, e você é uma delas. Seu programa de torrent escolherá de qual servidor tirar o arquivo, dependendo de quem o está compartilhando no momento e de quais servidores têm a parte do arquivo que você precisa no momento. Nada mais é do que uma forma de facilitar o acesso a um determinado arquivo para muitas pessoas.

No modelo tradicional, compartilhar um programa de 200 MB para 1.000 pessoas esgotaria rapidamente toda a minha largura de banda de upload (utilizada para compartilhar arquivos na internet), especialmente se todos solicitassem o arquivo de uma só vez. Os torrents eliminam esse problema permitindo que as pessoas obtenham apenas os dados que precisam de mim. São migalhas entre diversos usuários da internet, o que não sobrecarrega o sistema ou os dados de internet.

Esse modelo faz com que muitas pessoas criem seus arquivos sobre qualquer coisa que você imaginar. Um dos problemas é que os arquivos torrent alimentam uma pirataria cada vez maior de produtos na internet, burlando direitos autorais de produtoras de cinemas e gravadoras de música, por exemplo.

Também é muito importante entender que os torrents representam um risco maior em relação a outras formas de compartilhamento de arquivos.

Torrents não são inerentemente perigosos de usar ou criar, mas é importante lembrar que, a menos que você possa confiar na fonte, é muito fácil baixar acidentalmente arquivos que não foram carregados com a permissão adequada ou até mesmo baixar arquivos infectados com vírus.

Se você estiver interessado em usar torrents para compartilhar seus próprios arquivos ou baixar arquivos grandes de outras pessoas, fique seguro com um programa antivírus e baixe apenas torrents de usuários em quem você confia.