×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Volta às aulas em Campos acontece parcialmente na rede municipal

Apenas estudantes do 6º ao 9º ano tiveram atividades presenciais liberadas pela Justiça nesta segunda-feira

Educação
Por Redação
7 de fevereiro de 2022 - 15h39
Alunos do Ciep Municipalizado Wilson Batista, em Guarus (Fotos: Silvana Rust)

A volta às aulas presenciais em Campos dos Goytacazes nesta segunda-feira (7) não contou com os alunos de 5 a 11 anos por decisão judicial, onde o Ministério Público tenta recorrer (clique aqui). Entretanto, alunos de outras séries retornaram e muitos comemoraram o regresso. A equipe da TV Terceira Via acompanhou o retorno as aulas no Ciep Municipal Wilson Batista, ouviu estudantes do 6º ao 9º ano, além de professores e o secretário de Educação, Marcelo Feres.

De acordo com o secretário de Educação, este início do período letivo é diferenciado por várias razões.

“A pandemia ainda não acabou. Esperamos que a educação volte a prosperar em 2022. Estamos fazendo o retorno com o máximo de cuidados. Estamos dispostos a ouvir os alunos, seus pais, além de avançarmos com o o acolhimento e os conteúdos na rotina escolar”, cita.

Secretário de Educação, Marcelo Feres, acompanhou o retorno dos alunos do 6º ao 9º anos

Marcelo Ferres ressaltou, ainda, a necessidade de vacinação das crianças de 5 a 11 anos para que o retorno de todos os estudantes às aulas acontece o mais breve possível:

“Entendemos que os alunos do 6º ao 9º ano, além do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) estão em segurança com a vacinação. Queremos priorizar ainda a vacinação dos alunos de 5 a 11 anos. Por isso, apelamos aos pais sobre essa questão que é de suma importãncia”, diz.

Retorno comemorado

Estudantes e profissionais de educação aprovaram o retorno às aulas presenciais nesta segunda-feira (7). Em muitas unidades, foram distribuídos materiais escolares. Victor Hugo, aluno do 6º ano, e Erick Luiz, do 9º ano, ficaram contentes com a volta. “Reecontrar os amigos e os professores é muito bom”, diz Victor. Normalizar a rotina das aulas é um grande desafio após dois anos de afastamento.

Medidas de higienização são adotadas nas escolas

“Estou nesta escola desde os 4 anos. Prefiro aula presencial, pois on-line não em concentro bem. Espero normalizar logo a situação. Perdemos alguns professores para a Covid, isto é triste. Espero logo poder concluir o período”, comenta Erick, de 16 anos.

De acordo com a diretora do Ciep Muncipalizado, Célia Maria Silva, a unidade conta com 700 alunos. “Nesta segunda-feira, cerca de 10% voltaram. Creio que a adesão será gradual. A escola está aberta para os alunos e os pais. Precisamos avançar nesse tempo após dois anos de afastamento presencial”, explica.

Retorno dos alunos não contou com total adesão nesta unidade

A professora de Educação Física, Heloisa de Fátima, comemorou a volta do ensino presencial.

“Ano passado tivemos ensino híbrido. Agora com aulas totalmente presenciais nos anima. Mantemos o distanciamento e o protocolo sanitário. Muitso estão vacinados com ao menos uma dose. A gente gosta desse contato com os alunos. Ficar só em casa não é bom”, opina a professora.

Galeria de imagens

Alunos do Colégio Estadual Liceu de Humanidades
Distribuição e material escolar