×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Uenf recebe recurso de 20 milhões para restaurar Arquivo Público de Campos

O repasse foi aprovado pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, por unanimidade, em dezembro do ano passado

Cultura
Por Redação
25 de janeiro de 2022 - 18h32
Arquivo Público de Campos dos Goytacazes (Foto: Divulgação)

O prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, divulgou em suas redes sociais, nesta terça-feira (25), que o recurso de 20 milhões para a reforma completa do Arquivo Público Municipal, já está na conta da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O repasse foi aprovado pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), por unanimidade, em dezembro do ano passado.

Leia também:

Alerj aprova recurso para restauração do Arquivo Público de Campos

Publicação do Prefeito em rede social (Foto: reprodução)

Wladimir Garotinho comemorou em suas redes sociais. “O recurso necessário para restauração completa de todo Arquivo Público de Campos, como também a difgitalização de seu acervo já está na conta da Uenf. Gratidão ao presidente da Alerj, André Ceciliano, por atender ao meu pedido, e ao deputado Bruno Dauaire, pela articulação interna na casa das leis. O recurso, no montante de 20 milhões, foi aprovado pelo plenário por unanimidade.”, publicou o prefeito.

O dinheiro foi repassado à Uenf, que é responsável pela execução do projeto, em parceria com a Prefeitura de Campos, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e a Alerj. Segundo o reitor da Uenf, Raul Palácio, haverá uma reunião com a comissão do projeto na próxima semana, ainda sem data definida. “Durante a reunião, serão traçadas estratégias, para definirmos a melhor forma de executar o projeto, que já está pronto. Após, haverá processo de licitação das obras para, então, darmos início à restauração.” disse.

De acordo com Raul Palácio, o projeto possibilita a recuperação de documentos e patrimônios locais. “Isso é nossa prioridade. Iremos recuperar todo o acervo do Arquivo Público e também da Via Maria. Além disso, o projeto se estende ao Solar do Colégio e a Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio. Entregaremos à população um patrimônio, que poderá ser utilizado para pesquisas e consultas acadêmica”, conclui.

Ainda segundo o reitor, a previsão de início das obras, após passar pelo processo de licitação, é final de fevereiro e início de março. Raul Palácio também explica que o projeto tem a pretensão de ser concluído em 8 meses, após o início das obras.